segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Elefantes de Circo - Não haja como um deles!

Um elefante pode com facilidade levantar uma tonelada com a sua tromba. Mas você já viu, num circo, está imensa criatura parada, sossegadamente, amarrada a uma pequena estaca de madeira? Enquanto ainda é jovem e fraco, um elefante é amarrado, por uma pesada corrente, a uma estaca de ferro irremovível. Ele descobre que, quão duramente ele tente, não consegue quebrar a corrente ou mover a estaca. Então, não importa quão grande e forte ele se torne, continua acreditando que não pode mover a estaca, enquanto a vê fincada no chão, ao seu lado. 
Muitos adultos inteligentes, fortes e criativos comportam-se como os elefantes de circo. Estão retidos em pensamentos, ações e resultados. Nunca vão além de suas limitações auto-impostas.
Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. Por conta do seu tamanho, tem poucos predadores. Eles vivem cerca de 60 anos. Seu habitat natural é a floresta, nasceram para ser livres e não para viverem girando em volta de uma estaca nos picadeiros dos circos.
            Existem muitas “pessoas de peso”, embora sendo inteligentes, fortes e criativas que estão presas a diversas correntes imaginária, a exemplo do elefante de circo acima descrito. Se este elefante soubesse a força que tem a história seria bem diferente. Se o boi conhecesse a força que tem ele usaria contra aquele que oprime.
 
As correntes mais poderosas que eu conheço
  • Correntes do medo
  •  Correntes da autocomiseração,
  • Correntes da crítica
  • Correntes dos traumas emocionais
  • Correntes da rotina
 Daria para escrever outro livro, sendo bem modesto, para comentar cada uma dessas correntes. Quero destacar aqui as correntes da rotina.
            Note que o elefante de circo acima descrito, foi amarrado por uma pesada corrente a uma estaca de ferro irremovível enquanto ainda era jovem e fraco. Existem muitos de nós, a exemplo deste elefante, que foram “amarados por pesadas correntes” quando éramos pequenos, fracos, imaturos. O tempo passou, crescemos fisicamente, emocionalmente, mas, ainda continuamos presos às estacas dos picadeiros da vida, servindo de espetáculo aos outros. A “libertação” sempre é possível quando trabalhamos no campo da verdade. A verdade liberta as pessoas, nada é mais libertador do que a verdade. O próprio Jesus afirmou certa feita: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. [i]

 A sufocante rotina
            A rotina do nosso personagem não condiz com a realidade dele. Todas as vezes que a nossa rotina não está de acordo com a nossa realidade existencial, ela se torna sufocante e opressora. Nesta situação, a rotina tem o poder de engessar e de massacrar o nosso prazer pela vida.
            Faz bem para a nossa saúde física, emocional e espiritual nos perguntar sempre: o que estou fazendo? Por que estou fazendo isto? Para que? Para quem estou fazendo?
            Cada vez mais, as pessoas se atolam numa rotina sufocante. Elas se levantam da mesma maneira, reclamam dos mesmos problemas, fazem os mesmos trajetos, conversam com as mesmas pessoas, alimentam os mesmos desejos, gastam dinheiro da mesma maneira, comem as mesmas comidas, vão aos mesmos lugares, rodopiam em tornos das mesmas estacas, e assim por diante.
            A rotina nos leva a acomodação, e aos poucos vai minando nossa capacidade de ser uma pessoa mais plena. A tendência é de nos acostumarmos com o pouco, sendo que a vida tem muitos desafios, mistérios e chamados para que possamos ir além de nós mesmos. Lembre-se: o bom é inimigo do melhor!
Quebrando as correntes da rotina
  • Libere sua criatividade sem medo.
  • Surpreenda as pessoas que você ama.
  • Dê presentes! Seja presente!
  • Leia uma revista que você nunca leu.
  • Devore pelo menos um livro por mês.
  • Visite lugares diferentes.
  • Prove uma comida nova.
  • Faça novas amizades.
  • Não tenha medo do novo!
  • Converse com pessoas diferentes de você.
  • Conheça pontos de vistas diferentes do seu com quem você não tem nenhuma ligação.
  • Vá a concertos, teatros, cinema, parques, circos...
  • Estude um novo idioma.
  • Pratique esportes.
Algumas orientações para os que querem se soltar das pesadas correstes (reais ou imaginárias) que nos prendem as “estacas” da vida
  • Estude de maneira mais profunda aquilo que pode prender uma pessoa as “estacas da vida” além da rotina: medo, autocomiseração, da crítica, traumas emocionais. Etc.
  • Analise como se comportam outros elefantes. Se só você se comporta de uma maneira diante dos demais, é bem provável que exista algo de errado. Pare e analise ante de seguir em frente.
  • Se convença do seu grande potencial e utilize-o ao seu favor.
  • Use as “armas” da verdade. Lembre-se: A verdade liberta.
  • Renove os seus pensamentos.
  • Quebre paradigmas.
  • Cortem as cordas e assuma já o centro palco da vida! Não espere que outros façam isso por você.
  • Não permita que o seu "circo" pegue fogo para começar a se movimentar.
  • Dobre seus joelhos agora mesmo e fale com Deus em oração. Peça ajuda! Você sabia que o elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram para frente? De outra forma seria difícil para ele levantar-se, por causa do seu peso. Se levante e vá em frente!

Pr. Valmir Ferreira - Trecho do livro "Superação" de sua autoria.
 
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

1° Torneio Evangélico de Futsal em Juína

Aconteceu neste sábado 27/11 no Ginásio Municipal de Esportes 1º Campeonato Evangélico de Futsal de Juína, uma iniciativa da Igreja Metodista que tem na liderança o Reverendo Osni e contou com o apoio de outras cinco igrejas (1ª Igreja Batista, Igreja AD Nova Aliança, Igreja Quadrangular, Igreja Sara nossa Terra e Casa de Oração) e da Prefeitura de Juína que cedeu o Ginásio de Esportes.

O Torneio contou com cinco equipes onde todos jogaram contra todos e os melhores classificados fizeram a final. A 1ª Igreja Batista começou mau nos dois primeiros jogos perdendo para Igreja Quadrangular e ADNA mas em um jogo de superação venceu a equipe do SARA e ganhou o direito de disputar o 3° e 4° lugar onde venceu a equipe da Metodista por 3 a 1 ficando com o troféu de 3° colocado.

As equipes da ADNA e QUADRANGULAR que somaram 07 pontos cada fizeram uma final muito bem disputada no entanto a equipe da Quadrangular composta por atletas bem jovem não resistiu a superioridade da equipe da ADNA perdendo por 4x0. A equipe da ADNA que alem do titulo recebeu também o troféu de Goleiro menos vazado.  
   
Segundo o Pastor Hermes Miguel esta iniciativa tem como propósito trazer ainda mais a unidade do corpo de Cristo que é a Igreja, também o fortalecimento do Reino de Deus e a comunhão entre os membros das denominações evangélicas de Juína. O pastor ressaltou que eventos como este abrem portas para que as pessoas possam olhar de maneira diferente e agradável o evangelho “porque muitos têm outra visão do Reino”, alem de servir como  um instrumento para a evangelização.

Texto e Fotos Mario P. Alvim

 1ª Igreja Batista 3° Lugar

 Lançe da partida entre 1ª Igreja Batista e Sara Nossa Terra
 Equepe da Igreja Quadrangular 2° Colocado
 Equipe da Igreja AD Nova Aliança Campeã

 Equipe da Igreja Metodista
 Todos por um único objetivo, "Levar o Evangelho a todos e em todos os lugares" 


PIB-Juína "A 25 Anos Anunciando Jesus"

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pastora Fabíola (Igreja Batista) levantadora da seleção de volei se transforma em quadra, mas busca paz

19 de Novembro
Voz serena, personalidade tranquila. Nada abala a calma de Fabíola. Aos 27 anos, a levantadora brasiliense conquistou a vaga de titular da seleção justamente por dar um ritmo mais cadenciado ao jogo, antes muito acelerado pelas mãos de Dani Lins. No Mundial que terminou no domingo, com a derrota para a Rússia, era fácil ver o temperamento mudar. Bastava o Brasil fazer um ponto, e Fabíola transformava a paz em explosão. Os sentimentos se completam quando ela desempenha outra função em sua rotina: há seis anos na religião batista, a atleta se tornou pastora e lider de uma igreja em Matozinhos, município de Belo Horizonte.

- Eu sou mais calma mesmo. Fico na minha, quietinha. Mas, na igreja, digo tudo o que eu quero, peço, agradeço. Converso com as pessoas que estão lá. É muito bom saber que estou protegida e posso passar isso tudo que já recebi para os outros, com uma felicidade plena. Abrimos há um ano, mas a ideia é expandir para que possa atender aos projetos sociais – conta a levantadora, que não saiu do sério nem com as broncas que levou do técnico José Roberto Guimarães ao longo do Mundial.

Nos momentos em que Fabíola está longe da cidade mineira – do outro lado do mundo, por exemplo - é o marido dela que assume o comando da igreja. E foi por intermédio dele que ela chegou ao lugar onde encontraria um novo estilo de vida.

- Nós somos de Brasília, mas meu marido teve uma proposta para trabalhar lá em Matozinhos, com informática. Aí, fomos levados a essa cidade. E começamos a praticar a religião lá. Mudou demais a minha vida. Trouxe uma tranquilidade maior para a agitação e correria em que a gente vivia – assegura.

A derrota do Brasil para a Rússia no domingo, no entanto, trouxe outro sentimento para Fabíola. Ainda tentando sorrir para as câmeras, depois de muito choro na quadra, a levantadora contou que a tristeza tomou conta do seu dia.

- A gente trabalhou muito e não tinha outra coisa na nossa cabeça a não ser a vitória. Ficamos tristes com isso. Mas acontece. Agora, é seguir em frente, que a vida continua.

PIB-Juína "Acasa do Povo de Deus"

Lançamentos Aline Barros !! Fé & Paixão e Deus Extraordinário!

A cantora Aline Barros vive um grande momento em sua carreira nesse final de 2010. O reconhecimento na música não está somente ligado ao mercado gospel, Aline venceu obstáculos e sua voz é referência também no mercado secular: hoje, é uma das principais cantoras brasileiras com 5 milhões de de CDs e DVDs vendidos no mundo. Foi a primeira cantora gospel a ganhar o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã Em Língua Portuguesa em 2004, 2006 e 2007; e também emocionou milhares de pessoas na maior igreja do mundo, na Coreia do Sul. Ministrou ainda na Venezuela e em Porto Rico e Londres.

É com toda essa bagagem que no dia 16/11 a cantora lançou sua autobiografia chamada “Fé e Paixão”. O livro, publicado pela editora Thomas Nelson Brasil, trata-se de um relato da cantora sobre detalhes de sua vida. Os desafios e as vitórias vividas para chegar onde ela cheogou.

O livro aborda desde a infância de Aline na Penha, subúrbio do Rio de Janeiro até o presente momento, onde a cantora desfruta de grande sucesso nacional. A cantora conta sobre sua fé, seus primeiros contatos com a música, sobre seu casamento com o atleta de Cristo Pr. Gilmar Santos e também sobre o nascimeto de seu filho Nicolas.

Aline fala de maneira simples no livro sobre assuntos sérios como momento em que descobriu uma doença nas suas cordas vocais. Além disso, ela aborda momentos de sua infância que moldaram sua vida, como quando ajudava sua família vendendo cachorro-quente na feira junto de sua mãe.

A cantora deixa claro no livro que sua posição é a de que o amor em família deve ser o alicerce para o fortalecimento de qualquer pessoa.

Não o batante a cantora gavou ontem 17/11 no Rio de Janeiro na Comunidade da Zona Sul, igreja onde congrega, no Flamengo o seu novo CD entitulado "Deus Extraórdinário". Com produção de Ricardo Feghalli e Cleberson Horsth, ambos integrantes do Roupa Nova, o álbum terá 14 faixas inéditas. Segundo Aline, o repertório tem uma sonoridade nova e diferenciada e é baseado em um pop rock bem moderno. "O público pode aguardar algo extraordinário. Será um trabalho muito forte, pois o que guardei dentro do coração nesse tempo é um sentimento forte", afirmou Aline. Hoje (18/11) a cantora estará em stúdio para produção da capa do CD que tem previsão de lançamento ainda para o mês de dezembro.

E para fechar o ano com chave de ouro a cantora será a primeira Cantora Gospel a participar do Show da Virada promovido pela Rede Globo de Televisão. É um novo momento para a música gospel no Brasil. A grande mídia já não vê mais a música gospel com os mesmos olhos de anos atrás, graças ao trabalho sério de artistas como Aline Barros.

Esperamos que quando Aline estiver no palco, muitas vidas sejam impactadas e transformadas através de sua música.

PIB-Juína "Acasa do Povo de Deus"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Roteiro de Leitura da Bíblia em 01 Ano (Um bom desafio para 2011)

Este programa diário não apresenta os livros na ordem em que se encontram na Bíblia, mas em ordem cronológica.

PIB-Juína "Acasa do Povo de Deus"

Os livros poéticos e os livros proféticos do Antigo Testamento aparecerem no meio dos livros históricos, na época em que se pensa terem sido escritos.
Da mesma forma, as epístolas do Novo Testamento estão colocadas no meio do texto do livro dos Atos dos Apóstolos.
Apesar de não concordarem todos os comentaristas com alguns pormenores, os principais estudiosos conservadores da Bíblia aceitam a ordem cronológica aqui apresentada.
 
JaneiroFevereiroMarçoAbril
DiaLeituraDiaLeituraDiaLeituraDiaLeitura
1Gênesis 1, 2 1Êxodo 14-17 1Deuteronômio 4-6 1I Samuel 21-24
2Gênesis 3-5 2Êxodo 18-20 2Deuteronômio 7-9 2I Samuel 25-28
3Gênesis 6-9 3Êxodo 21-24 3Deuteronômio 10-12 3I Samuel 29-31
4Gênesis 10,11 4Êxodo 25-27 4Deuteronômio 13-16 4II Samuel 1-4
5Gênesis 12-15 5Êxodo 28-31 5Deuteronômio 17-19 5II Samuel 5-8
6Gênesis 16-19 6Êxodo 32-34 6Deuteronômio 20-22 6II Samuel 9-12
7Gênesis 20-22 7Êxodo 35-37 7Deuteronômio 23-25 7II Samuel 13-15
8Gênesis 23-26 8Êxodo 38-40 8Deuteronômio 26-28 8II Samuel 16-18
9Gênesis 27-29 9Levítico 1-4 9Deuteronômio 29-31 9II Samuel 19-21
10Gênesis 30-32 10Levítico 5-7 10Deuteronômio 32-34 10II Samuel 22-24
11Gênesis 33-36 11Levítico 8-10 11Josué 1-3 11Salmos 1-3
12Gênesis 37-39 12Levítico 11-13 12Josué 4-6 12Salmos 4-6
13Gênesis 40-42 13Levítico 14-16 13Josué 7-9 13Salmos 7-9
14Gênesis 43-46 14Levítico 17-19 14Josué 10-12 14Salmos 10-12
15Gênesis 47-50 15Levítico 20-23 15Josué 13-15 15Salmos 13-15
16Jó 1-4 16Levítico 24-27 16Josué 16-18 16Salmos 16-18
17Jó 5-7 17Números 1-3 17Josué 19-21 17Salmos 19-21
18Jó 8-10 18Números 4-6 18Josué 22-24 18Salmos 22-24
19Jó 11-13 19Números 7-10 19Juízes 1-4 19Salmos 25-27
20Jó 14-17 20Números 11-14 20Juízes 5-8 20Salmos 28-30
21Jó 18-20 21Números 15-17 21Juízes 9-12 21Salmos 31-33
22Jó 21-24 22Números 18-20 22Juízes 13-15 22Salmos 34-36
23Jó 25-27 23Números 21-24 23Juízes 16-18 23Salmos 37-39
24Jó 28-31 24Números 25-27 24Juízes 19-21 24Salmos 40-42
25Jó 32-34 25Números 28-30 25Rute 1-4 25Salmos 43-45
26Jó 35-37 26Números 31-33 26I Samuel 1-3 26Salmos 46-48
27Jó 38-42 27Números 34-36 27I Samuel 4-7 27Salmos 49-51
28Êxodo 1-4 28Deuteronômio 1-3 28I Samuel 8-10 28Salmos 52-54
29Êxodo 5-7   29I Samuel 11-13 29Salmos 55-57
30Êxodo 8-10   30I Samuel 14-16 30Salmos 58-60
31Êxodo 11-13   31I Samuel 17-20  
 
MaioJunhoJulhoAgosto
DiaLeituraDiaLeituraDiaLeituraDiaLeitura
1Salmos 61-631Provérbios 1-31II Reis 15-171II Reis 20, 21
2Salmos 64-662Provérbios 4-72Oséias 1-42Sofonias 1-3
3Salmos 67-693Provérbios 8-113Oséias 5-73Habacuque 1-3
4Salmos 70-72 4
Provérbios 12-14
4Oséias 8-104II Reis 22-25
5Salmos 73-755Provérbios 15-185Oséias 11-145Obadias,
Jeremias 1-2
6Salmos 76-786Provérbios 19-216II Reis 18, 196Jeremias 3-5
7Salmos 79-817Provérbios 22-247Isaías 1-37Jeremias 6-8
8Salmos 82-848Provérbios 25-288Isaías 4-68Jeremias 9-12
9Salmos 85-879Provérbios 29-319Isaías 7-99Jeremias 13-16
10Salmos 88-9010Eclesiastes 1-3 10Isaías 10-1210Jeremias 17-20
11Salmos 91-9311Eclesiastes 4-611Isaías 13-1511Jeremias 21-23
12Salmos 94-9612Eclesiastes 7-912Isaías 16-1812Jeremias 24-26
13Salmos 97-9913Eclesiastes 10-1213Isaías 19-2113Jeremias 27-29
14Salmos 100-10214Cantares 1-414Isaías 22-2414Jeremias 30-32
15Salmos 103-10515Cantares 5-815Isaías 25-2715Jeremias 33-36
16Salmos 106-10816I Reis 5-716Isaías 28-3016Jeremias 37-39
17Salmos 109-11117I Reis 8-1017Isaías 31-3317Jeremias 40-42
18Salmos 112-11418I Reis 11-1318Isaías 34-3618Jeremias 43-46
19Salmos 115-11819I Reis 14-1619Isaías 37-3919Jeremias 47-49
20Salmo 11920I Reis 17-1920Isaías 40-4220Jeremias 50-52
21Salmos 120-12321I Reis 20-2221Isaías 43-4521Lamentações 1-5
22Salmos 124-12622II Reis 1-322Isaías 46-4822I Crônicas 1-3
23Salmos 127-12923II Reis 4-623Isaías 49-5123I Crônicas 4-6
24Salmos 130-13224II Reis 7-1024Isaías 52-5424I Crônicas 7-9
25Salmos 133-13525II Reis 11 - 14:2025Isaías 55-5725I Crônicas 10-13
26Salmos 136-13826Joel 1-326Isaías 58-6026I Crônicas 14-16
27Salmos 139-14127II Reis 14:21-25;
Jonas 1-4
27Isaías 61-6327I Crônicas 17-19
28Salmos 142-14428II Reis 14:26-29;
Amós 1-3
28Isaías 64-6628I Crônicas 20-23
29Salmos 145-14729Amós 4-629Miquéias 1-429I Crônicas 24-26
30Salmos 148-15030Amós 7-930Miquéias 5-730I Crônicas 27-29
31I Reis 1-431Naum 1-331II Crônicas 1-3

SetembroOutubroNovembroDezembro
DiaLeituraDiaLeituraDiaLeituraDiaLeitura
1II Crônicas 4-61Ester 4-71Lucas 14-171Romanos 5-8
2II Crônicas 7-92Ester 8-102Lucas 18-212Romanos 9-11
3II Crônicas 10-133Esdras 1-43Lucas 22-243Romanos 12-16
4II Crônicas 14-164Ageu 1, 2
Zacarias 1, 2
4João 1-34Atos 20:3 - 22
5II Crônicas 17-195Zacarias 3-65João 4-65Atos 23-25
6II Crônicas 20-226Zacarias 7-106João 7-106Atos 26-28
7II Crônicas 23-257Zacarias 11-147João 11-137Efésios 1-3
8II Crônicas 26-298Esdras 5-78João 14-178Efésios 4-6
9II Crônicas 30-329Esdras 8-109João 18-219Filipenses 1-4
10II Crônicas 33-3610Neemias 1-310Atos 1, 210Colossenses 1-4
11Ezequiel 1-311Neemias 4-611Atos 3-511Hebreus 1-4
12Ezequiel 4-712Neemias 7-912Atos 6-912Hebreus 5-7
13Ezequiel 8-1113Neemias 10-1313Atos 10-1213Atos 8-10
14Ezequiel 12-1414Malaquias 1-414Atos 13, 1414Atos 11-13
15Ezequiel 15-1815Mateus 1-415Tiago 1,2 15Filemon,
I Pedro 1,2
16Ezequiel 19-2116Mateus 5-716Tiago 3-516I Pedro 3-5
17Ezequiel 22-2417Mateus 8-1117Gálatas 1-317II Pedro 1-3
18Ezequiel 25-2718Mateus 12-1518Gálatas 4-618I Timóteo 1-3
19Ezequiel 28-3019Mateus 16-1919Atos 15-18:1119I Timóteo 4-6
20Ezequiel 31-3320Mateus 20-2220I Tessalonic. 1 a 520Tito 1-3
21Ezequiel 34-3621Mateus 23-2521II Tessalonic. 1 a 3,
Atos 18:12 a 19:10
21II Timóteo 1-4
22Ezequiel 37-3922Mateus 26-2822I Coríntios 1-422I João 1, 2
23Ezequiel 40-4223Marcos 1-323I Coríntios 5-823I João 3-5
24Ezequiel 43-4524Marcos 4-624I Coríntios 9-1224II e III João
Judas
25Ezequiel 46-4825Marcos 7-1025I Coríntios 13-1625Apocalipse 1-3
26Daniel 1-326Marcos 11-1326Atos 19:11 a 20:1
II Coríntios 1-3
26Apocalipse 4-6
27Daniel 4-627Marcos 14-1627II Coríntios 4-627Apocalipse 7-9
28Daniel 7-928Lucas 1-328II Coríntios 7-928Apocalipse 10-12
29Daniel 10-1229Lucas 4-629II Coríntios 10-1329Apocalipse 13-15
30Ester 1-330Lucas 7-930Atos 20:2
Romanos 1-4
30Apocalipse 16-18
31Lucas 10-1331Apocalipse 19-22

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"