sábado, 23 de julho de 2011

O ESPÍRITO DO SENHOR É SOBRE MIM!

Palavras de Jesus no evangelho de Lucas capitulo 4 versículo 18:

“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres.

Enviou-me a curar os quebrantados de coração.”



Jesus é um ser humano que não se explica a não ser pela ação do Espírito Santo em sua vida.

A bíblia nos dá a profunda consciência de que Ele era alguém absolutamente rendido, aberto e sob a continua influencia do Espírito Santo.

Pois foi profetizado, anunciado seu nascimento, guiado ao deserto, ungido, batizado e constantemente visitado pelo Espírito Santo.

Não é possível pensarmos na pessoa de Jesus sem pensar na obra do Espírito Santo em sua vida; era em unidade entre Pai, Filho e Espírito Santo que Jesus vivia constantemente.

Jesus era uma pessoa que não oferecia absolutamente nenhum obstáculo a ação do Espírito Santo, nem em sua postura, atitude e natureza.

Ter o Espírito Santo agindo sobre Ele era uma realidade extraordinária também prometida a todos nós.

Jesus disse que o mesmo Espírito que estava derramado sobre Ele seria derramado sobra toda carne, os profetas antes dele já haviam dito assim.

“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne.” Atos 2.16,17

Por isso é que a vida de um discípulo de Jesus há que ser uma vida sob a ministração do Espírito Santo.

É isso que faz de Jesus um mestre diferente e conseqüentemente de seus discípulos pessoas diferentes.

Não é apenas uma troca de influência moral nem tão pouco uma transmição de conhecimento e de sabedoria filosófica ou existencial.

O que está em jugo no discipulado de Jesus não é outra coisa se não a ação do Espírito Santo de Deus em amor.

Portanto, a minha oração de hoje é que eu esteja totalmente rendido ao Espírito Santo de Deus, que da mesma forma que O Espírito de Deus estava sobre Jesus também esteja sobre mim.

Eu convido você a fazer esta mesma oração.

Que Deus abençoe a todos.
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Onde estão seus olhos?

Problemas, dificuldades e lutas fazem parte da vida do cristão verdadeiro. É dessa forma que somos aperfeiçoados e fortalecidos na fé.
Claro que ninguém gosta de passar por elas, mas são necessárias.

Quando dizemos “estou passando por uma luta” quer dizer que estamos atravessando ela. Por exemplo, para chegar de um ponto a outro você precisa caminhar e entre esses dois pontos existe uma região de batalha (ou mais de uma). É como acontece aqui em SP, pra você chegar de um ponto da cidade a outro, existe uma batalha: o trânsito! Hehehe.
Masssss… Como falei, nós passaremos por essa batalha e passar não significa ficar nela. É um período, um momento, mas passaremos e chegaremos ao outro lado com mais sabedoria (que foi adquirida nessa batalha).

Acompanhe este versículo:

Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Mateus 14:25-31



Ok! Agora, minha pergunta é:

Para onde você está olhando quando está em meio a uma luta?

Testemunho próprio:
Pra quem não sabe, sou chileno, mas vim com 6 anos para as terras tupiniquins e nunca mais voltei pro Chile.
Passou-se o tempo e uma série de detalhes aconteceram em minha vida: separação dos pais, regresso de minha mãe e irmão ao Chile e abandono do meu pai (pra entender melhor, leia aqui meu testemunho).
Pois bem, como cheguei criança no Brasil, quem devia fazer toda minha documentação de estrangeiro era meu pai, massssss não a fez!
Então descobri que estava ilegal no país!
Para resolver essa parada, fui na policia federal. Eles me deram o prazo de 8 dias para deixar o país sob pena de deportação.
Então começou uma corrida desenfreada atrás de advogado pra resolver essa situação. Os advogados, por sua vez, só enrrolavam e eu ficava aflito porque os dias iam passando e meu tempo também.
Em toda essa correria a minha preciosa princesa Fran estava comigo! E ela foi fundamental nesse periodo de luta.
Passaram-se 7 dias e nada! Foi quando no meio da rua eu casei…. Falei:

“Cansei! Quero ir embora de uma vez! Chega de ficar me enrolando!!!”


Qual é a semelhança entre meu testemunho e o que aconteceu com Pedro? – A ESSÊNCIA!
- No início desse processo, meus olhos estavam em Jesus, sabendo que Ele estava no controle. Quando Pedro saiu do barco para ir até Jesus, seus olhos estavam Nele.
- Meus passos estavam firmes nessa caminhada, já que eu sabia que Jesus cuidava de mim e tinha o melhor. Pedro caminhava sobre as águas com passos firmes.
- Para o homem natural aquilo era impossível. Como conseguir uma saída para permanecer no país em 1 dia? Como alguém pode andar sobre as águas?

Nosso “escorregão” também foi o mesmo:
- Quando tudo parecia contra mim, tirei os olhos de Jesus, e olhei pra minha capacidade em resolver aquela situação. Comecei a confiar na força do meu braço e ver que aquela situação era impossível de ser resolvida.
- Quando Pedro sentiu o vento forte, tirou os olhos de Jesus e olhou para sua capacidade de ficar sobre a água. Começou a pensar como homem natural e ver que era impossível estar sobre as águas.

Mas meu testemunho não é “tristemunho”! Naquele momento, eu havia tirado meus olhos dos olhos de JESUS. Foi então quando a Fran pegou na minha mão, me conduziu até uma escada da calçada do banco Itaú. Sentamos, eu chorei, ela chorou e orou por mim:

“Senhor, nos ajuda. Dá paz e Fê e nos direciona….”

O que ela fez foi colocar meus olhos de volta em Jesus. Dessa forma, voltei a depositar toda aquela situação aos pés de Jesus.

Nós temos esse hábito! Colocamos algo na presença de Deus, mas quando a coisa aperta, tiramos das mãos de Deus e resolvemos fazer do nosso jeito.
O problema é que fazer isso é como naufragar na fé. Deixamo de crer que Jesus pode resolver e queremos fazer como manda nosso entendimento….

No meio da luta, no calor da batalha, onde você está pondo seus olhos?

Ah sim! O final do meu testemunho!
No final, após deixar a situação nas mão do Senhor, meus documentos sairam de forma milagrosa!
Deus permite que passemos por essas lutas para o nosso próprio crescimento e fortalecimento de nossa fé. Para isso, sua fé não deve estar apoiada em suas emoções. Emoções são como uma montanha russa, cheia de altos e baixos. Apoie sua fé no Senhor Jesus! Creia que Ele é poderoso pra fazer isso e muito mais.
E como Sadraque. Mesaque e Abednego disseram: “Ainda que Deus não nos queira livrar do fogo, nós não nos dobraremos diante da estátua!”

Se você está se afogando, é porque você tem deixado de olhar para quem deveria estar olhando….


Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. – Hebreus 12:1-3
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo… – Apocalipse 1:14

Não se afogue em suas emoções, apoie-se na fé!

Mantenha seus olhos nos Seus olhos de fogo!


PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"


Fernando Ortega

Esaú, nova referência dos líderes evangélicos


O que isso me diz? Que não há referências disponíveis para os nossos jovens. Eles carecem de heróis. Foram buscar inspiração num santo canonizado pela igreja católica e num líder político revolucionário da América Latina canonizado pelas massas.

Enquanto isso, a igreja evangélica forja novos tipos de heróis. Se para a igreja primitiva, herói era quem morria pela causa do Reino, para a igreja contemporânea, herói é quem alcança sucesso em seu ministério.

Quem são nossos novos heróis? Não são mais os mártires, e sim os que cruzam nossos céus em suas próprias aeronaves. Os que constróem suntuosas catedrais. Os que se tornam políticos de grande influência. Os que ostentam jóias, penduricalhos revestidos de ouro, ternos Armani, sapatos de cromo alemão, etc.

Quem se inspiraria num frade maltrapilho? Ou num pastor abnegado com seu terno surrado?

A igreja de hoje está dividida entre várias influências marcantes:

Há os gedozistas (G12), cuja referência maior é o apóstolo Renê Terra Nova. A cada dia, novas igrejas adotam o esquema do G12. Enquanto isso, pastores sonham com o dia em que terão seu próprio avião, a exemplo do seu paipóstolo. Já há pastores exigindo que sejam chamados de paistor, pra ficarem mais parecidos com seu ídolo. Sem contar os inúmeros atos proféticos, encontros tremendos, e outras bizarrices do gênero. O Terra Nova, bem como outros expoentes deste 'mover' são a prova inconteste de que a coisa realmente funciona. E é isso que interessa pra eles. Não há compromisso com a consciência, com o que é certo, mas com o que dá certo.

Há os Iurdistas. Não me refiro aos pastores da Igreja Universal, e sim às igrejas que se dobraram ao esquema iurdiano. É o que dá certo! Amuletos, correntes, pedidos levados para o monte (já que levá-los pra Israel fica muito caro), e sacrifícios, muitos sacrifícios para alimentar a máquina. No mesmo balaio, cabe a Igreja da Graça, a Mundial do Poder de Deus, e outras franquias do gênero. Até alguns dos seus ferrenhos críticos acabaram cedendo. Um exemplo disso é o apóstolo Miguel Ângelo. Doutrinas diferentes, mas práticas semelhantes. Macedo se tornou o modelo desta turma que sonha um dia também ter seu próprio canal de TV.

Há os gospistas, cuja referência maior é o casal Hernandes. Eu disse gospistas, não golpistas (o trocadilho é proposital). Daí, tudo é gospel. Noite gospel, academia de ginástica gospel, boate gospel, e já tem até cerveja e motel gospel. É ano apostólico disso, ano apostólico daquilo, e lá vai fumaça!
Quem não se ajusta a um desses esquemas corre o risco de ficar pra trás. 

Esperto é quem consegue reunir o que há de ‘melhor’ (ou seria ‘pior’) dos três esquemas. Imagine a reunião dessa ‘santíssima trindade’: Terra Nova + Macedo + Hernandes. Qual seria o resultado desta equação? Quem seria o subproduto, o Frankstein que surgiria da fusão entre eles? 

Imagine reunir a turma do Monte Sinai, com a do Peniel, e a dos Gideões! Misericredo! Imagine uma igreja que além de adotar os produtos gospel, ainda integrasse a visão celular no modelo dos 12, com direito a shofar e tudo mais, com as campanhas e amuletos iurdianos.

É triste ver igrejas sérias se rendendo a esses 'moveres'. 

Há ainda os Malafistas, com seus congressos, cruzadas e pra completar, suas bíblias comentadas ao peso de ouro. 

Só há uma maneira de fazer uma limpeza no arraial evangélico: boicote. Temos que mobilizar a igreja para boicotar os produtos desta turma. Enquanto estiverem se dando bem, eles não mudarão. Só um prejuízo no bolso para fazê-los reconsiderar seus posicionamentos, e quem sabe, voltarem-se para Deus. 

Recuse-se a dar audiência a seus programas. É um bem que você faz a eles e à igreja de Cristo como um todo. 

Não pague pra participar de um encontro, cuja finalidade não é outra senão fazer-lhe uma lavagem cerebral.

Recuse-se a participar de marchas que não tem outro propósito que não seja demonstrar cacife político, pra depois negociá-lo em nome do povo evangélico.

Pare de gastar seu suado dinheiro com cd's cujos temas são sempre os mesmos. Não desperdice seu precioso tempo lendo livros de auto-ajuda disfarçados de livros cristãos.

Em vez de Jacó, a nova referência bíblica dos pastores é Esaú.

A propósito, compus um breve poema sobre isso, e chama-se “Esaú”. Quero dedicá-lo a todos os que caminhavam bem, mas acabaram se rendendo ao apelo mercadológico que se instalou no arraial evangélico.

Esaú, Esaú, fizeste pouco caso de tua primogenitura
Deixaste corromper uma mensagem tão pura
Te vendeste por tão pouco, Esaú!
Esaú, Esaú, trocaste a graça por um prato de lentilha
Deixaste o rebanho a mercê da matilha
Te vendeste por tão pouco, Esaú!
Esaú, Esaú, trocaste a verdade por outra cartilha
Deixaste o caminho pra cair numa armadilha
Te vendeste por tão pouco, Esaú!
Esaú, Esaú, por que há tanta amargura em teu coração?
Por que não reconhece e pede perdão?
Ainda resta algum tempo, Esaú!
Lembras de quando conheceste a graça
Tesouro maior que nem ferrugem ou traça
seria capaz de devorar?
Lembras de quando aprendeste do reino?
Teu discipulado foi apenas um treino
Pra que aprendesses a amar
Já te esqueceste, Esaú,
das lágrimas derramadas
Das longas jornadas,
Simplesmente por amar?
Te ofendeste, Esaú
Por minha sinceridade,
Por te dizer a verdade,
Simplesmente por te amar?

Hermes Fernandes

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

terça-feira, 19 de julho de 2011

Bíblias para a China

Conheça o projeto da Junta de Missões Nacionais e Convenção Batista Brasileira e apoie a importante iniciativa de levar o Evangelho a maior nação do mundo.

JMM Batista Campanha China from Genizah on Vimeo.


PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

terça-feira, 12 de julho de 2011

O TEMPO PERFEITO


Cada oração que você faz, mesmo que seja sobre o mesmo assunto, assume uma nova vida.

Cada dia você tem uma nova oportunidade de influenciar seu futuro com as palavras que dirige à DEUS.

Mesmo que não veja resultados tão rapidamente quanto gostaria, muita coisa está acontecendo no mundo espiritual, onde você não pode ver.

Toda oração coloca algo em movimento.

Se você continuar a caminhar com DEUS e a dar os passos corretos, chegará aonde precisa ir.

Pode parecer uma eternidade, mas não desanime.

DEUS é conhecido por trabalhar rápido depois de uma longa preparação.

Deixe que ELE o sustente no ínterim.

Guarda no teu coração está palavra - “Descansa no SENHOR e espera NELE” Sl 37.

Paciência não é o mesmo que resignação.

É a alegre antecipação da glória que está adiante.

Os atores empregam aqueles momentos que antecedem a abertura das cortinas para se concentrarem e se prepararem para o que vem pela frente.

Enquanto você espera pelo inicio do próximo ato em sua vida, concentre-se no SENHOR, declare a ELE que está contente em esperar pelo SEU tempo perfeito e peça que ELE te guarde de tropeçar em algum ponto mal iluminado.

Que Deus abençoe a todos.
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quarta-feira, 6 de julho de 2011

No Brasil, futebol é religião

 por Ed Rene Kivitz

Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.

Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.

A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.

Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.

O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.

E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus , ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.

Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.

Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se dêem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.

Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental.

Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho.

"O homem perde a condição de ser homem quando perde a capacidade de indignar-se"

 
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"