sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Evangelho - Grupo Logos

Ninguém será liberto sem que clame, arrependido aos pés de Cristo, o Rei dos reis



PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Nós nos reunimos, logo somos igreja. Será?



Têm sido muitos os questionamentos sobre a eficiência e eficácia da igreja no meio da sociedade moderna. Alguns têm vaticinado que vivemos numa era pós-denominacional e que agora é a vez dos movimentos alternativos. Alguns grupos se reúnem em galpões, fazem orações, cantam musicas evangélicas, pregam a Bíblia, recolhem dízimo, promovem reuniões de curas e libertação e dizem que aquilo não é igreja.

A igreja, como nós a conhecemos, terá lugar na nova sociedade que está sendo construída? As denominações terão espaço amanhã? Qual igreja irá sobreviver no futuro: a igreja alternativa ou a igreja tradicional?

Em primeiro lugar devemos investigar o que significa igreja. Tradicionalmente a palavra igreja significa a assembléia daqueles que foram tirados de fora para dentro. Biblicamente ela é o corpo de Cristo, o povo de Deus, a noiva do Cordeiro e por vai (existem aproximadamente 96 títulos para a igreja no NT). Tudo isso é bom saber, mas não ajuda na pratica a reconhecer o que é a igreja e para que ela serve.

Outro dia eu pensava sobre uma igreja (uma igreja qualquer). Normalmente o povo daquela igreja se reúne em uma ou duas reuniões por semana (pode ser um grupo familiar e o culto). As pessoas chegam ao culto, conversam um pouco, sentam, levantam para cantar, sentam para ouvir a mensagem e levantam para tomar um cafezinho (momento de comunhão) e vão embora para casa ou para uma pizzaria onde a reunião dos crentes se prolonga por umas horas. Esse tipo de ajuntamento pode ser chamado de igreja? Creio que não.

Esse tipo de ajuntamento funciona mais como uma pastelaria onde as pessoas entram para comer um pastel e tomar uma vitamina para continuar o dia. Os membros de uma igreja vão a um ajuntamento para cantar, sentir-se bem e voltar para casa animados com alguma coisa para mais uma semana de lutas. Não é de se admirar que aos poucos as pessoas vão ficando desanimadas com a igreja até que finalmente ficam desanimadas com Deus.

Uma igreja para ser significativa aos seus membros e as pessoas que convivem com esses crentes precisa recuperar a razão de ser de sua existência. Recuperar o seu papel missionário na sociedade (pelo amor de Deus não leia ‘enviar missionarios’).

Qual é o razão de ser de uma igreja? Pensando nas lições deixadas pela Reforma podemos dizer que a razão primeira da existência da igreja é o louvor e a glória de Deus. Uma igreja adora a Deus por aquilo que Ele é e não primariamente pelo que Ele faz. Os atributos de Deus são razões mais do que suficientes para a adoração pessoal e comunitária.

Em segundo lugar uma igreja existe para fazer o bem ou praticar boas ações no mundo. Os crentes são ensinados como evangelizar usando táticas e técnicas. Faz assim, faz assado, começa assim, termina desse jeito. Tudo artificial e sem vida. Não convence ninguém e passa por tremenda chatice. O cristão precisa (re)descobrir que o seu papel no mundo é fazer o bem a todos e faze-lo em nome de Deus. O apóstolo Paulo recomenda aos crentes da Galácia que façam o bem a todos, mas especialmente aos da comunidade. Ou seja, se alguém não faz o bem nem aos da comunidade, como fará aos que são de fora?

A igreja de hoje enfatiza o seu louvor e investe tempo e energia nessa área (não sei se tem a teologia e a consciência do que faz). A outra área, a do fazer o bem, fica relegada a quando “Deus abrir as portas”. Por isso, esse mundo é assim do jeito que é e sem esperanças de qualquer transformação. Quando nós - os crentes - entendermos que fomos comprados por preço de sangue para ser o povo exclusivo de Deus para a prática das boas obras (Tito e Efésios), haverá alguma esperança para a igreja no futuro. Caso isso não aconteça, comece a orar imediatamente por sua alma.

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Billy Graham promove programa evangelístico pela internet

Aos 92 anos o famoso pastor americano evita pregar para multidões presencialmente

Billy Graham promove programa evangelístico pela internet
O pastor Billy Graham começou um novo tempo em seu ministério, aos 92 anos ele não prega mais presencialmente, lotando estádios. Agora ele tomou a iniciativa de evangelizar através da internet.
No final do mês de abril a Associação Evangelística Billy Graham lançou o programa em versão beta que já foi vista por milhares de pessoas, incentivando-as a fazerem um compromisso com Jesus Cristo.

“Todos os dias, as pessoas estão procurando por respostas on-line”, diz Preston Parrish, vice-presidente executivo do ministério para a BGEA. “Em seu momento de necessidade, estamos apresentando a única esperança que temos neste mundo a esperança encontrada através de um relacionamento com Jesus Cristo.”

O projeto direciona pessoas que pesquisam nos sites de busca frases como "O que acontece quando eu morrer?” ou “Por que estou aqui?”, o projeto de evangelismo de Internet BGEA vai dirigir o pesquisador para páginas web relevantes que tratem das questões do pedido e oferece a esperança do evangelho como a solução definitiva e verdadeira de acordo com a necessidade.

Quem assistir a mensagem até o final e resolver aceitar a Jesus Cristo pode entrar em contato com um conselheiro online e aprender mais sobre salvação. O projeto pode ser visto no site SearchForJesus.net, onde os visitantes aprendem como funciona o novo ministério de Billy Graham.

Nos próximos meses, voluntários treinados “discípuladores” estarão disponíveis para bate-papo online com os buscadores espirituais em um esforço para levar ainda mais pessoas a ter um relacionamento com Cristo e também direcioná-las a uma igreja.

“A geração de hoje vive na Internet”, diz Parrish. “Assim como nossa estratégia histórica de ir aonde o povo está em estádios, arenas cívica e coleta de áreas públicas, estamos fazendo o mesmo chegando no ciberespaço com a Boa Nova do amor de Deus e Sua oferta de perdão e vida eterna por meio de fé em Cristo”.

Billy Graham foi pioneiro no trabalho de evangelismo pela televisão e agora dá outro passo de pioneirismo em relação ao projeto de evangelismo online.

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Missionários Batista batizam novos crentes em lugarejo de Moçambique

O Coordenador de Missões Mundiais para a África participou do momento e comentou sobre o evento

Missionários batizam novos crentes em lugarejo de Moçambique
A  Igreja Batista do Dondo realizou o batismo de 44  pessoas às margens do Rio Pungue, em Mutondda, lugarejo da região de Inhamatana, em Moçambique. Na ocasião o missionário da Missões Mundiais, o pastor Mayrinkellison Peres Wanderley acompanhou de perto o trabalho realizado pelo pastor Jerônimo Cessito, responsável pela igreja local, e esposo da missionária de Missões Mundiais Noêmia Gabriel Cessito.

Em clima festivo, com canções, orações e pregação da Palavra de Deus, os batizandos confessavam, em sua língua local, a soberania do Senhor Jesus em suas vidas. Ao final, todos se dirigiram ao templo da congregação, onde num culto de celebração louvaram a Deus e participaram da sua primeira Ceia do Senhor.

“De tantas experiências boas que vivi em Moçambique, naqueles dias, a cerimônia dos batismos foi a que mais me marcou”, disse Pr. Mayrinkellison que estava no país visitando todos os obreiros de Missões Mundiais que trabalham em Moçambique.

“E digo a todos que participam da obra missionária mundial – como intercessor ou sustentador financeiro – que cada pessoa que desceu às águas do Rio Punge foi abençoada por você! Tudo isso só é possível através de sua fidelidade, contribuição e oração. Mesmo em meio às perseguições e aos ataques do maligno, sua parceria na obra missionária faz o nome de Jesus ser glorificado em terras moçambicanas”, encerra o pastor.

Com informações JMM

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"