segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fala Sério Varão Tv 001 - Onde está a verdade?



Este é o primeiro vídeo do Fala Sério Varão Tv, onde o autor fala a respeito da verdade, a única verdade, a qual nos é apresentada nas Escrituras Sagradas, e nos alerta quanto a apostasia.

Texto Bíblico: "MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;" (1 Timóteo 4.1-2)



PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Pastor analisa a canção Ressuscita-me de Aline Barros

Autor do livro Erros que os Adoradores Devem Evitar encontra divergências bíblicas em uma das canções mais tocadas no Brasil

O pastor e escritor Ciro Sanches Zibordi escreveu em seu blog uma análise bíblica sobre a canção Ressuscita-me de Aline Barros, canção que faz parte do CD “Extraordinário Amor de Deus” que já recebeu o Disco de Diamante pela vendagem de mais de 300.000 cópias.

A canção é uma das mais tocadas nas rádios de todo o Brasil e faz uma comparação entre a história de Lázaro e de uma pessoa que está em cavernas e precisa ver os sonhos ressuscitados.
Zibordi que é autor do livro “Erros que os Adoradores Devem Evitar” só encontra divergências bíblicas no título da canção e no refrão.
Veja a análise:

A canção “Ressuscita-me” tem sido bastante entoada pelos evangélicos. Sua melodia é bonita e envolvente — admito —, mas a sua letra está de acordo com as Escrituras? Tenho recebido vários pedidos por e-mail para analisá-la. E resolvi atender a essas solicitações.

Adianto que esta abordagem respeita a licença poética, mas prioriza a Palavra de Deus (1 Co 4.6; At 17.10,11; Gl 1.6-8). Afinal, como crentes espirituais, devemos discernir bem tudo (canções, pregações, profecias, milagres, manifestações, etc.), a fim de retermos somente o que é bom (1 Co 2.15; 1 Ts 5.21).

“Mestre, eu preciso de um milagre. Transforma minha vida, meu estado. Faz tempo que eu não vejo a luz do dia. Estão tentando sepultar minha alegria, tentando ver meus sonhos cancelados”. Não vejo problemas no início da composição em análise, visto que todos nós, mesmo salvos, passamos por momentos difíceis em que nos sentimos perseguidos, isolados, como que presos em um lugar escuro, sufocante, “no vale da sombra da morte” (Sl 23.4). Nessas circunstâncias, é evidente que ansiamos por um grande milagre.

“Lázaro ouviu a sua voz, quando aquela pedra removeu. Depois de quatro dias ele reviveu”. Aqui, como se vê, a construção frasal não ficou boa. Quem removeu a pedra? Com base na licença poética, prefiro acreditar que o compositor referiu-se aos homens que removeram a pedra, naquela ocasião (Jo 11.39-41), haja vista Lázaro, morto e amarrado, não ter a mínima condição de fazer isso — segundo os historiadores, aquela pedra pesava cerca de quatro toneladas.

A oração cantada prossegue: “Mestre, não há outro que possa fazer aquilo que só o teu nome tem todo poder. Eu preciso tanto de um milagre”. Algum problema, aqui? Não.

“Remove a minha pedra, me chama pelo nome”. Os problemas começam aqui. Se o compositor tomou a ressurreição de Lázaro como exemplo, deveria ter sido fiel à narrativa bíblica. É claro que Deus remove pedras grandes, como ocorreu na ressurreição do Senhor Jesus (Mc 16.1-4). Mas, no caso de Lázaro, quem tirou a pedra foram os homens, e não Deus (Jo 11.41)!

Aprendemos lições diferentes com as circunstâncias que envolveram as aludidas ressurreições. Fazendo uma aplicação espiritual, há algumas pedras que Deus remove (como na ressurreição de Jesus), mas há outras que o ser humano deve revolver (como na ressurreição de Lázaro). Em outras palavras, Deus faz a parte dEle, e nós devemos fazer a nossa (Tg 4.8; 2 Cr 7.13,14).

“Muda a minha história. Ressuscita os meus sonhos. Transforma a minha vida, me faz um milagre, me toca nessa hora, me chama para fora”. Clichês comerciais e antropocêntricos não podem faltar emgospel hits: “muda a minha história”, “sonhos”, etc. Como já falei muito sobre esse desvio em meu livro Erros que os Adoradores Devem Evitar, evitarei ser ainda mais “antipático”. Mas é importante que os compositores cristãos aprendam que os hinos devem ser prioritariamente cristocêntricos.

“Ressuscita-me”. Aqui vejo a principal incongruência do cântico, a qual não pode ser creditada à licença poética. Pedir a Deus: “ressuscita os meus sonhos”, no sentido de que eu me lembre das suas promessas e volte a “sonhar”, a ter esperança, a aspirar por dias melhores, etc. — a despeito do que afirmei sobre o antropocentrismo —, até que é aceitável. Mas não posso concordar com a súplica: “Ressuscita-me”. Por quê? Porque o salvo em Cristo já ressuscitou, espiritualmente, e não precisa ressuscitar de novo!

Quer dizer, então, que a aplicação feita pelo compositor é contraditória? Sim, pois, em Colossenses 3.1, está escrito: “se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”. O que é o novo nascimento? Implica morte para o pecado (Cl 3.3) e ressurreição para uma nova vida (Rm 6.4). Essa analogia da nossa preciosa salvação — pela qual temos a certeza de que estamos mortos para o pecado e já ressuscitamos para o nosso Deus — não pode ser posta em dúvida para atender a anseios antropocêntricos. Por isso, a oração “Ressuscita-me” se torna, no mínimo, despropositada.

Alguém poderá argumentar: “Ora, a Bíblia não diz, em 1 Coríntios 15, que vamos ressuscitar? Por que seria errado pedir isso para Deus?” Bem, o sentido da ressurreição, no aludido texto paulino, é completamente diferente do mencionado na composição em apreço. Paulo referiu-se à ressurreição literal daqueles que morrerem salvos, em Cristo (vv.51-55; 1 Ts 4.16,17). Hoje, em vida, não esperamos ser ressuscitados, pois já nos consideramos “como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6.11).

Amém?

Texto extraído do Blog do Ciro

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

sábado, 22 de outubro de 2011

MEP - Movimento Evangélico Progressista

O Movimento Evangélico Progressista é uma associação civil, sem fins lucrativos, de Cristãos Evangélicos comprometidos com um projeto de ação político-social da perspectiva da ética cristã, com finalidade de:

1) Mobilizar membros de igrejas evangélicas para defender os princípios do Evangelho na política e zelar para que sejam respeitados;

2) Pronunciar-se e posicionar-se em nome de seus membros sobre fatos relevantes da vida nacional, exercendo deste modo ação pastoral, reflexão teológica, diaconia e ministério profético, denunciando iniquidades sociais, violações aos direitos humanos e ao meio ambiente;

3) Contribuir ativamente para viabilizar as demandas sociais de que o país necessita;

4) Contribuir para a formação integral de seus membros e, por instrumentalidade destes, das organizações de que façam parte, visando sua conscientização e capacitação para o exercicío da plena cidadania e da missão integral da Igreja;

5) Busca da unidade da igreja da família evangélica e cristã juntamente com outras organizações em torno desses ideais;

6) Articular e organizar em nível nacional, um movimento de conscientização e ação visando a participação plena dos evangélicos na vida política do país.

O MEP tem em cada palavra de seu nome um importante significado:

MOVIMENTO, é porque é uma associação informal e subpartidária. O MEP não é vinculado a partido político, não é subordinado a nenhuma organização religiosa e não se filia a nenhuma corrente ideológica;

EVANGÉLICO porque é conservador e ortodoxo na teologia, afirmando a autoridade e a importância da evangelização, conversão e oração. O MEP busca os princípios de Deus, na Bíblia, para nortear as suas ações e ajudar a cada cristão a ser de fato luz, neste mundo, e sal, nesta terra.

PROGRESSISTA, porque é comprometido com mudanças sociais. O MEP trabalha pela justiça em defesa dos mais carentes, pela integridade cristã e pelo rigor ético. Admitimos que esse trabalho, exige de nós um esforço de transformação, que nos afasta de alguns grupos e nos aproxima de outros. Também nos leva a confrontar os políticos que se dizem evangélicos, mas votam contra a vontade de Deus, prejudicando a toda sociedade por razões quaisquer.

Enfim, o MEP é um espaço de debate, capacitação, articulação de evangélicos desejosos de transformação da sociedade brasileira.

Orando e trabalhando pela conscientização bíblico político do povo evangélico o sonho do MEP é "ver o direito brotar como Água e a justiÇa correr com o rio que não seca". (Amós 5:24)


Senador Valter Pinheiro PT/BA - Igreja Batista
Senador Magno Malta PR/ES - Igreja Batista
Dep. Federal Gilmar Machado PT/MG - Igreja Batista
Dep. Federal Sergio Brito PDT/BA - Igreja Batista

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

JMM faz campanha de evangelismo no México durante os jogos Pan-Americanos

Evangelismo no PAN 2011
A Junta de Missões Mundiais (JMM) da Convenção Batista Brasileira enviou 66 voluntários para Guadalajara, no México, para participarem da Cruzada Pan-Americana que está reunindo diversos cristãos, de diversas denominações para evangelizar o público que está no país acompanhando os jogos.

A equipe está alojada no acampamento da Jocum (Jovens Com Uma Missão) desde o dia 14 de outubro e depois de descansarem, participaram de um treinamento onde as estratégias de evangelismo foram apresentadas.

“Tivemos treinamento do grupo de artes, contadores de histórias, pantomima e pintura de rostos, entre outros. Nos esportes, os grupos de Kids Games e oficina de futebol se reuniram para treinar os jogos e suas lições de princípios morais e bíblicos. Os grupos de capelania e intercessão também se reuniram a fim de se fortalecerem e engajarem”, disse  o pastor Marcos Grava, Coordenador Geral do Projeto.

No domingo, 16, os voluntários visitaram as igrejas batistas Roca Fuerte, Getsêmani, Nova Jerusalém, Jesus é o Único Caminho e Fonte de Água Viva. A visita foi importante para que o grupo pudesse conhecer um dos lugares onde serão realizadas as ações evangelísticas.

“Percebemos o amor com o qual os idealizadores da Cruzada Pan-Americana falam de seu país e das grandes perspectivas que têm para esse tempo no México. Nosso desejo e oração é que também seja um tempo novo para a cidade de Guadalajara. Esperamos que os frutos obtidos aqui se expandam por todo o México e que as igrejas locais vejam essas ações como o início do que pode ser realizado”, comenta Grava.

Fonte: Gospel Prime

Com informações JMM

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Atleta agradece a Deus por conquistar medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos

Mesmo com dificuldades ele conseguiu o primeiro lugar e disse que foi Deus que lhe deu fôlego para terminar a prova


O nadador evangélico Felipe França demonstrou sua fé e gratidão a Deus por ter êxito nas eliminatórias nos jogos Pan-Americanos que estão acontecendo em Guadalajara (México). Ele foi vitorioso na prova dos 100m nado peito e conquistou uma vaga na final.

No domingo, 16, quando conquistou a medalha de ouro, o brasileiro voltou a mostrar sua gratidão a Deus por ter lhe ajudado a completar a prova, já que sentiu muita falta de ar no final do percurso.  “Glória a Deus, Ele que me deu fôlego para terminar esta prova”, disse o nadador.

Mesmo com dificuldades, França terminou a prova em 1m00s34. “Estava difícil segurar nos últimos dez metros, mas, graças a Deus, consegui segurar no final”, disse ele que foi seguido por outro brasileiro, Felipe Lima, que ganhou a medalha de prata.

Assista (Eliminatória):

Assista (Prova Final):
Fonte: Gospel Prime

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Atletas de vários países usam espaço da Vila do Pan para prestarem cultos a Deus

Evangélicos se reúnem e conta até com a presença de um pastor do Atletas de Cristo para conduzir os cultos

Os atletas que estão participando dos jogos Pan-Americanos em Guadalajara, México, estão aproveitando o tempo livre para se reunirem e participarem de cultos dentro da Vila do Pan. Essa Vila tem vários outros espaços como salas de lazer, relaxamento, convivência e um espaço ecumênico onde os encontros têm acontecido.

Os cultos reúnem atletas de vários países, principalmente do Brasil que tem muitos competidores cristãos. Entre eles a atacante da seleção brasileira de futebol, Ketlen Wiggers, de 19 anos. Ela comenta em seu Twitter que os cultos dentro da Vila têm sido “tremendos”.

“Cheguei da igreja, foi benção. Tremendo mesmo. O melhor é saber o que Deus faz com as outras pessoas”, escreveu ela que é uma das líderes do grupo de evangélicos lá em Guadalajara. As reuniões contam até com um pastor dos “Atletas de Cristo”.

Além de Ketlen outras atletas do time de futebol também participam dos cultos, como Renata Diniz, Thais e Beatriz. Mas os cultos não são exclusivamente para brasileiros. “Nós vimos muita gente do México ontem. Também tinha um pessoal do atletismo da Colômbia”, diz a atacante.

Fonte: Gospel Prime

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"