sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pr. Ricardo Gondim rompe com o “Movimento Evangélico”

O pastor Ricardo Gondim, da Igreja Betesda, anunciou em seu site, através de um artigo, que está rompendo com o Movimento Evangélico. 

Narrando suas experiências religiosas desde adolescência, quando abandonou o catolicismo inquieto pelo que chamou de “dogmas” da igreja romana, o pastor falou sobre o que o fez romper com a Igreja Presbiteriana e com a Assembleia de Deus, exemplificando cada caso.

Agora, se dizendo sem saber para onde ir, afirma que está querendo “apenas experimentar a liberdade prometida nos Evangelhos” e que não abandonará sua vocação de pastor e continuará servindo na Betesda.

Os motivos listados por Gondim em seu artigo reclamam da transformação do evangelho em negócio, e se diz “incapaz de tolerar” a transformação da fé em negócio. “Não posso aceitar, passivamente, que tentem converter os cristãos em consumidores e a igreja, em balcão de serviços religiosos. Entendo que o movimento evangélico nacional se apequenou. Não consegue vencer a tentação de lucrar como empresa. Recuso-me a continuar esmurrando as pontas de facas de uma religião que se molda à Babilônia”, acusa o pastor.

A falta de afinidade com os grandes líderes evangélicos nacionais também é colocada como uma questão de peso e decisiva para o rompimento: “Não consigo admirar a enorme maioria dos formadores de opinião do movimento evangélico (principalmente os que se valem da mídia). Conheço muitos de fora dos palcos e dos púlpitos. Sei de histórias horrorosas, presenciei fatos inenarráveis e testemunhei decisões execráveis”, afirma o pastor, sem citar nomes.

Em mais uma crítica direta à teologia da prosperidade, que tem sido priorizada em diversas denominações, o pastor Gondim afirma que a igreja se tornou inútil ao pregar essa mensagem: “No momento em que o sal perde o sabor para nada presta senão para ser jogado fora e pisado pelos homens. Não desejo me sentir parte de uma igreja que perde credibilidade por priorizar a mensagem que promete prosperidade. Como conviver com uma religião que busca especializar-se na mecânica das “preces poderosas”? O que dizer de homens e mulheres que ensinam a virtude como degrau para o sucesso? Não suporto conviver em ambientes onde se geram culpa e paranoia como pretexto de ajudar as pessoas a reconhecerem a necessidade de Deus”.

Um texto publicado pelo jornalista Paulo Lopes, atribuído a José Geraldo Gouvêa, ateu declarado, afirma que “Gondim não tem para onde ir, a não ser os braços do ateísmo”. O autor do texto afirma se identificar com o pastor, “uma espécie de Leonardo Boff evangélico”, fazendo menção ao ex-frei e crítico ferrenho da Igreja Católica.

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Senador Evangélico (Batista) Walter Pinheiro é o novo líder do PT no Senado Federal

Novo líder do PT no Senado Walter Pinheiro (Foto: José Cruz / Agência Senado)

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) é o novo líder da bancada no Senado.


A decisão foi anunciada às 12h30 desta quarta-feira (01/02), ao final da reunião de senadores petistas.

Pinheiro destacou-se em 2011 por sua atuação como relator do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2016. No ano passado, ele também relatou a Lei de Acesso à Informação e a regulamentação da TV por assinatura.

Conheça o perfil do parlamentar:

Natural de Salvador (BA), Walter de Freitas Pinheiro começou a carreira profissional na antiga Telebahia no final da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.

Sua trajetória política começa no sindicalismo. No Sinttel (Sindicato dos Telefônicos), exerceu a presidência na Bahia; foi fundador da CUT, secretário geral e membro da direção nacional da entidade; coordenou o Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e das Estatais e foi o responsável pela primeira experiência de federação independente com a construção da FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações), assumindo sua coordenação geral.

Evangélico (Batista) Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), disputou sua primeira eleição em 1986 como candidato a deputado estadual; em 1992, foi eleito vereador de Salvador, assumindo a liderança da bancada e escolhido pela imprensa entre os melhores da capital. Na quarta e última eleição para deputado federal, em 2006, obteve o maior número de votos do PT no Brasil – 200.894 votos em 414 do total de 417 municípios baianos.

Em 2008, assumiu a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, colegiado do qual sempre foi titular; o programa Banda Larga nas Escolas foi fruto de acordos intermediados com governo, empresas e a comissão durante sua gestão. Assim também a negociação para que as operadoras, em contrapartida à implantação da tecnologia 3G, façam chegar sinal de celular a todos os municípios brasileiros.

Em 2009, Pinheiro se licenciou para assumir, a convite do governador Jaques Wagner, a pasta de Planejamento do Governo da Bahia, com a tarefa de garantir investimentos para o estado em um ano de crise financeira mundial. Para encarar o desafio, foi fundamental o traquejo político, institucional e técnico de Pinheiro na articulação entre União e Congresso Nacional.

Dedicado, Pinheiro experimentou na gestão do Planejamento o mesmo destaque que teve na Câmara dos Deputados: desde o seu primeiro mandato de deputado federal, figurou na lista dos cem mais influentes parlamentares do Congresso. Tanto que a ausência do seu nome em 2009, por estar licenciado do mandato, mereceu uma nota do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), responsável pelo estudo.

Walter Pinheiro se elegeu senador da República em 2010 com 3.630.944 votos, sendo o mais votado na Bahia.

Com informações do site do senador Walter Pinheiro


PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sarah Sheeva da show de Bíblia em muitos tele-pastores no "De Frente Com Gabi"



PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Pastores poetas, cantores na Globo, líderes na TV – e o evangelho onde está?

Inúmeros comentários têm sido gerados por causa da participação de alguns pastores, lideres e cantores em diversos segmentos da mídia....

Pastores poetas, cantores na Globo, líderes na TV – e o evangelho onde está?
Inúmeros comentários têm sido gerados por causa da participação de alguns pastores, lideres e cantores em diversos segmentos da mídia. De modo que, em primeiro momento não censuro a participação da igreja em diversos meios de comunicação, pelo contrário, e é exatamente pelo fato de acreditar que a missão da igreja é de pregar o Evangelho de Jesus, que lamento quando vejo alguns cantores e lideres tendo a oportunidade de falar da mensagem de Jesus, ficarem poetizando, cantando ecumenicamente e falando de tudo, menos do Evangelho nos principais canais de televisão.

Quero acreditar que estes líderes e cantores não entenderam de fato o que é a mensagem e a missão da Igreja – podendo apenas nesta hora ser conhecidos como evangélicos de sucesso, mas infelizmente desprovidos de evangelho. Prefiro acreditar assim, para não pensar que estão negociando ou anulando a mensagem que eles conhecem e sabem que devem pregar – pois sendo assim, em algum momento terão que esclarecer a omissão diante de Deus.

O objetivo não é julgar, mas apenas expressar minha tristeza em acompanhar pastores falando de poemas de Chico Buarque, Carlos Drummond de Andrade ou cantores evangélicos oferecendo melodias ecumênicas que transmite apenas uma “mensagem positiva”, enquanto que, poderiam falar para o Brasil que todos pecaram e por isto o mundo geme, sofre e colhem diariamente os frutos da morte, anunciar que todos estão debaixo da ira de Deus, mas que, a boa noticia é que Deus estava em Cristo Jesus reconciliando o mundo.

O homem pós-moderno precisa saber que o Evangelho não é poesia ou uma mensagem positiva, mas é o poder de Deus para salvação – procure fazer poesia olhando para Cruz e vendo o Justo ensanguentado, enquanto os espinhos inflamam sua cabeça, os pregos rasgam suas mãos, os açoites dilaceram o seu corpo, pessoas cospem no seu rosto, sacerdotes blasfemam do seu nome, e por fim, o Pai vira o rosto por casa do pecado que recaiu sobre Ele – certamente diante desta mensagem nenhum mortal consegue fazer poesia, ou filosofar, mas a reação é de arrependimento, angustia, lamento e gratidão pelo sofrimento e sacrifício de Jesus para salvar o homem do pecado e do juízo eterno.

As pessoas estão caminhando para o inferno e alguns pregadores estão falando de prosperidade material e poesia. Milhares de indivíduos estão recebendo o salário do pecado – a morte, enquanto que, cantores gospel estão diante de milhões de pessoas cantando no calderão do huck sobre o “som pro verão”, “ o happy day”, e outras canções que falam alguma coisa, mas não comunicam o evangelho.

A urgência de se pregar a mensagem do evangelho pode ser medida, somente quando se entende o significado do que é uma alma separada de Deus e condenada eternamente ao inferno. De modo que, ou a igreja (representada por esses cantores e lideranças) não está entendendo a urgência da mensagem, ou estão tão embriagados com o vinho da fama e do sucesso, que já perderam a essência do chamado e da vontade de Deus.

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"