quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Evangelho, o poder de Deus para transformar vidas

Escrito por Marize Gomes Garcia Redação de Missões Nacionais   

Da crakolândia para a Cristolândia

No último dia 26 de novembro foi inaugurado nas antigas dependências do Seminário Teológico Batista do Estado de São Paulo, em Piratininga (SP), o Centro de Formação de Vida Cristã Cristolândia, um fruto de uma parceria de Missões Nacionais com a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP).

 Representando o Conselho de Administração Teológica e Ministerial e também a CBESP, esteve presente o pastor Paulo Biasi do Nascimento, que em sua palavra lembrou que aqueles prédios haviam sido construídos para a preparação de vidas para servir ao Senhor, e que continuarão sendo usados para este fim, não mais apenas na preparação teológica, mas agora na preparação da vida cristã. “Minha oração é que Deus estenda sua mão sobre a vida de cada um de vocês que estão se recuperando, e sobre a Igreja de Jesus, que está se recuperando também”.

Já o coordenador da Missão Batista Cristolândia, pastor Humberto Machado, fez uso da palavra mostrando a relevância do Centro de Formação para os que saem das drogas, ressaltando que, após deixarem as casas de recuperação, as pessoas retornam para o campo do perigo, para o lugar de tensão, e muitas acabam voltando para as drogas. “Aqui nós vamos formar homens, reconstruir vidas e as enviar de volta para a sociedade transformadas pelo sangue e poder do Senhor Jesus”.

O ato inaugural se deu com a oração da missionária Margarida Lemos Gonçalves, que declarou ao final: “O pastor (referindo-se ao diretor executivo de Missões Nacionais, pastor Fernando Brandão) diz que sou conhecida como a mãe dos missionários, mas acho que fico mais feliz sendo a mãe destes aqui”, apontando para os frutos da Cristolândia e sendo imediatamente aplaudida pelo auditório. Alguns dos “filhos” levantaram-se então e deram um carinhoso abraço na “mãe” que acabavam de receber. Margarida proferiu ainda palavras de incentivo a todo o grupo, expressando o desejo de que jamais desanimassem, nem voltassem atrás. O pastor Humberto Machado informou então que uma das salas usadas para estudos receberá o nome da missionária Margarida Lemos Gonçalves e terá lá uma foto da “mãe” dos frutos da Cristolândia.

Um momento especial do culto de gratidão a Deus foi a celebração do batismo de 23 novos irmãos em Cristo e alguns testemunhos, dos quais se destacou o de um senhor de 57 anos que chegou à Cristolândia em uma cadeira de rodas, em estado deplorável, e agora está andando e sendo transformado por Deus a cada dia. “Qualquer dia estará jogando bola com a gente”, afirmou o pastor Humberto, que perguntou aos presentes: “Será que não vale a pena investir nisso?”.

Em um ano e meio de atividades a Missão Batista Cristolândia (que tem a Primeira Igreja Batista em São Paulo como igreja-mãe e que foi representada nesta ocasião pelo pastor Elton Sá) já batizou 74 pessoas.


Algo que emocionou a todos foi ver pessoas que foram alcançadas já produzindo frutos. É o caso de Ideraldo, um africano batizado em agosto que já conquistou para Cristo mais dois africanos que estavam pelas ruas da cracolândia: “Jesus me usou pra falar do Seu amor para ele. Eu fui alcançado assim e, vendo eles (meu povo), não consigo deixá-los assim. Vou continuar a ganhá-los para Jesus”. Ideraldo agradeceu à Igreja de Jesus e a todos que têm investido nesta obra, e afirmou que seu sonho na verdade não se frustrou (Ideraldo veio para o Brasil formar-se em Direito). “Minha bênção triplicou. Na presença de Deus não tem sofrimento e dificuldade, pois Ele suprirá todas as nossas necessidades. O importante é glorificar o Seu nome e todos os dias estar na presença dele, porque as demais coisas ele acrescentará para nós”, declarou.

Por outro lado, o pastor Fernando Brandão destacou em sua palavra que a Igreja de Jesus tem que ser sal e luz, impactar e transformar. Segundo ele, o que estava acontecendo naquele local e está acontecendo nas ruas da cracolândia em São Paulo não é nada novo à luz da Palavra de Deus: “É tão somente o cumprimento da missão que Jesus deixou à sua igreja, e é um privilégio para todos nós estarmos aqui nesta noite, vivendo este momento tão precioso”.

Para os irmãos da Cristolândia o diretor executivo da JMN reconheceu que já haviam passado por momentos difíceis na vida, que já haviam sido considerados o lixo de São Paulo e que foram desprezados. Destacou ainda que as drogas fazem parte de um ministério do reino das trevas, que é matar, roubar e destruir, mas que eles foram libertos das garras de Satanás. Afirmou também que o poder do Evangelho, o poder de Jesus, não funciona apenas dentro do livro de capa preta: “O Deus a quem servimos é um Deus todo poderoso que funcionou nas histórias bíblicas e que funciona hoje para entrar em qualquer lugar e restaurar a vida de qualquer pessoa, mesmo na cracolândia em São Paulo”.
Em alusão à onda de violência que atingiu o Rio de Janeiro nos últimos dias, o pastor Fernando Brandão disse que apenas com o Evangelho de Jesus se pode mudar as ruas do Brasil, o que faz com que a Igreja do Senhor Jesus tenha uma responsabilidade muito grande: “Somos a esperança, por isso não podemos recuar nem nos ater somente às quatro paredes da igreja, dominicalmente cantando e estudando a palavra. Somos farol, sal e luz, por isso temos que sair e assumir nossa responsabilidade como igreja e pagar o preço”.

“Somos gratos a Deus por tantas bênçãos que temos alcançado através desse projeto”, afirmaram os gerentes regionais de missões no estado, pastor Exequias e Maria Helena Santos. Verdadeiramente Deus tem operado milagres, tem transformado “lixo” em árvore frutífera. O pastor Humberto acredita que daquele local sairão pastores, missionários para o Brasil e quem sabe para o mundo. “Tenho certeza disso, eu acredito neles. Eles queriam uma oportunidade, uma pessoa que estendesse a mão. Sei que a caminhada é muito longa. Nós estamos nos preparando para uma grande guerra, mas vamos vencer no nome de Jesus”.

Conclamamos você e sua igreja a se juntarem a nós com recursos financeiros para a manutenção desta dispendiosa obra, mas que traz riquíssimos frutos. No entanto, não deixe de orar diariamente por este projeto e, principalmente, por seus frutos, para que permaneçam e se multipliquem para honra e glória de nosso Deus e transformação de nossa pátria. A batalha é grande, mas o poder da oração e do Evangelho transformará definitivamente tantas vidas quantas o Senhor desejar. Seja canal de bênção para a transformação das cracolândias em Cristolândias, lugar de esperança para uma nova vida.


PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários são de responsabilidade de seus autores isentando a PIB-Juína de qualquer responsabilidade sobre os mesmos"