terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que é pecado afinal?

Tenho percebido com certa preocupação uma contestação da juventude cristã em relação ao pecado. Ja vi em algumas vezes jovens questionarem: "O que é pecado mesmo? Isto é uma questão meramente legalista". e como argumento, trazem questões que através dos anos foram classificadas errôneamente como pecados pela igreja, criando em seguida uma confusão sem precedentes, dando a entender que pecado seja apenas "matar e roubar" como afirmou categorica-mente um jovem conhecido.
Antes de prosseguirmos, precisa-mos entender que embora tenham existidos realmente equívocos acerca do que seria ou não pecado, eles existem, e estão devidamente registrados nas escrituras e classificados como pecados. Em um termo simples, podemos conceituar o pecado como sendo "desobediência a Deus e seus principios".

Que principios? Aqueles estabelecidos por Deus para o ser humano!
Devemos entender que os principios de Deus são imutáveis, logo, é normal que existam confrontos. Por exemplo: através dos anos vemos que as sociedades modificam. Se antes por exemplo, o homossexualismo era visto como anormal e um desvio de comportamento digno de tratamento de especialistas, hoje devido a luta desses grupos, as sociedades ja os veem com o mesmo olhar de um hetero e os aceita com normalidade. Divorcio por exemplo, em anos anteriores casamento era pra vida toda. Hoje casam-se, e separam-se em todo momento. Mas com Deus as coisas não funcionam assim. As sociedades mudam, porque os homens mudam, mas a vontade de Deus permanece para sempre.

Deus escreveu dez leis básicas e as entregou a Moisés, a saber: Honrar o pai e a mãe, não matar, não roubar, não adulterar, não prestar falso testemunho, não furtar, não cobiçar a mulher nem as poses do nosso próximo, guardar o shabat, pois ELE nos deu 6 dias, mas quer 1 inteiramente dedicado para ELE, não tomar seu santo Nome em vão, pois o nome DELE é sagrado, e não deve ser usado de qualquer maneira, por quaisquer motivos frívolos (aqui lembro das novelas que criam o hábitos nas pessoas de usarem seu nome até em momentos de ira), não servir a outros deuses nem se prostrar diante de imagens de escultura. Desobedecer estas leis, significava pecar.

Mas como o povo de Deus sempre foi rebelde desde que recebeu os 10 mandamentos, as ordens e orientações do Senhor não ficaram por aí. Deus trouxe através de Moisés outras orientações em relação ao casamento e a fornicação, ao homossexualismo (que nessa época estava sendo praticado), e que foi apontado como pecado também.

Não observar estas orientações, significava não obedecer a voz do Senhor, e é claro, haviam consequências graves, como morrer apedrejado por exemplo.

Os anos passaram, Jesus veio a terra para exercer seu ministério salvífico, e de maneira muito sábia mostrou aos homens que na verdade não seria nescessário ter uma lista do que pode ou não fazer carreaga diariamente. Ele apontou que precisamos simplesmente entregar nosso coração para Deus, e automaticamente cumpriremos a lei. Ele resumiu os 10 mandamentos e todos os outros em: "amar a Deus e amar ao próximo".

Quem ama a Deus o obedece, logo, automaticamente não peca, pois I Joao 3: 6 afirma que qualquer que permanece nele não peca. Se alguem por outro lado vive em pecado, o versiculo 8 do mesmo capítulo afirma de maneira clara que é filho do Diabo e não de Deus. Da mesma forma, Jesus falou em amar ao próximo. Se amamos o próximo não desejamos suas poses, nem sua esposa, não prestamos falso testemunho a respeito dele, não o matamos, enfim.

Mas devido a nescessidade costante do ser humano entender o que é ou não pecado, encontramos mesmo no novo testamento algumas listas daquilo que podemos classificar pecado:

Ap. 21:8.."Quanto, porém, aos covardes, aos incredulos, aos abomináveis, e aos fornicadores, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte."

I CORÍNTIOS 6:9-10
"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas (como eram chamados os homossexuais da época) nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus".

Vemos acima por exemplo, a questão da fornicação, que é sexo sem casar, aí entra a questão de manter-se virgem até o casamento, o que na época de Moisés era sentenciado com apedrejamento:

(Deuteronômio 22:20-21)
"Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, 21 Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti".

Uma coisa a respeito do pecado que devemos destacar é que embora na nova aliança não se apedreje mais, o pecado é visto com seriedade, e a mão de Deus pode pesar, como ocorreu com Ananias e Safira após cometerem o pecado da mentira. Além de mentirem, mentiram para Deus, pois tentaram enganar Pedro que estava cheio do Espirito. Eis o que ocorreu:

(Atos 2: 44-45)
"E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
E, passando um espaço de quase três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido".

Vale ressaltar que isto ocorreu na Nova aliança!! Não podemos brincar com o pecado, pois ele vem de satanás e nada que venha do inimigo presta para o cristão. Aliás, as maiores pestilências, doenças e maldades vistas no mundo são frutos do pecado. A terra geme por causa do pecado, mesmo aquilo que é apontado como fenômeno "natural", na verdade é fruto do pecado da humanidade.

Portanto amigos, despertem! Nosso Deus é amor, más é justiça também. Que o temor do Senhor se aposse de teu ser nesse momento!
Para encerrar, medite nestas palavras e perceba que elas estão se cumprindo de maneira assustadora em nossos dias:
(2Tm 3.1-6)
“Nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois os homens serão egoísta, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes... Não terão amor para com os outros e serão duros, caluniadores, sem domínio próprio; violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus. Terão a forma exterior da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder. Afaste-se dessa gente. Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecado e que são levadas por toda espécie de desejos.” 


PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários são de responsabilidade de seus autores isentando a PIB-Juína de qualquer responsabilidade sobre os mesmos"