segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O cristão pode dar desculpas ou mentir?

É comum encontrar pessoas dizendo que não mentem, mas são mestres nas desculpas, mentir ou dar desculpa não seria a mesma coisa? O que é aceito para o cristão dar desculpas, justificativa ou “mentir por risco”?

O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. Sl 101.7

Fulano porque você não veio na igreja ontem, “a cheguei tarde”, sendo que na verdade ela não quis ir ao culto; Beltrano você me emprestar “isto” a não posso vou usar, na verdade a pessoa não quer e não gosta de emprestar; Entre tantas outras desculpas cotidianas. Vamos pensar em algumas definições abaixo, depois você decida pelo melhor:

“As desculpas sempre substituem o progresso” (Ralph Waldo Emerson).

Significado de Mentir: Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro: mentir vergonhosamente. Enganar, iludir; ludibriar.

Significado de Desculpa: Ação de desculpar ou de se desculpar.
Razão ou motivo para atenuar ou eximir da culpa; justificativa.
Escusa; pretexto. Indulgência, perdão.


Significado de Justificar: Demonstrar, provar inocência: justificar o procedimento.

Fazer ver que uma coisa não é falsa ou infundada: os acontecimentos justificaram nossas previsões. Art. gráf. Fazer justificação de: o tipógrafo justificou as linhas.

Provar inocência: apresentar motivos, razões, desculpas: o aluno justificou-se perante o diretor.
 
Significado de Dissimular: Não deixar aparecer; encobrir, fazer parecer diferente; disfarçar; fingir.

Diante do exposto vale pensar o que está escrito na Palavra de Deus e o que Deus espera de cada um de nós, concorda? Em Mt 5.37 e Tg 5.12 diz a vossa palavra seja sim, sim e não, não para que não caias em tentação.
Nada justifica mentir, Gn 12.10-20, Jo 8.44, Gl 2.1-14 e Ap 22.15 diz o Diabo é o pai da mentira e ficarão de fora quem pratica a mentira.

“Alguns homens apresentam milhares de razões para não fazer o que querem, quando tudo que realmente necessitam é de uma razão para fazer” (Willis Whitney).

Quem usa de desculpa, não poderá ser queixar posteriormente com Deus. O Cristão ele fala e vive a verdade, tem uma vida transparente, sem manchas, irrepreensível, é sincero, não nega a verdade nem que isso lhe custe algo (Lc 14.15-24; 1 Ts 5.23).

Quando um vencedor comete um erro, diz: “Eu errei.” Quando um perdedor comete um erro, diz: “Não foi minha culpa” Você admite e diz “Eu errei” ou diz “Não foi minha culpa”? Um vencedor explica; um perdedor se justifica. (Extraído do texto: de Rev. Carlos Roberto Bob).

Pense nisso, Jesus te ama, viva a verdade, Ele é fiel e justo para nos ajudar no que for preciso, se pecar e confessar, Ele te perdoará!!

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários são de responsabilidade de seus autores isentando a PIB-Juína de qualquer responsabilidade sobre os mesmos"