segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Bíblia


Aprenda mais sobre a Palavra de Deus Assim, o Antigo Testamento é composto de obras de autores diversos, como Moisés, que foi um príncipe e legislador, Josué, um general; Davi e Salomão reis e poetas; estadista e profeta; Daniel primeiro ministro; Zacarias, e Jeremias, sacerdotes e profetas; Amós, homem do campo.

A Bíblia toda (66 livros) teve cerca de 40 escritores, por um período de 16 séculos aproximadamente, os quais não se conheceram; pertenciam a diversas classes, de continentes diferentes, muitas vezes sem ter conhecimento do que os outros haviam escrito.

A perfeita unidade da Bíblia, quando a lemos, inspira-nos a glorificar a Deus porque em meio a alegrias e tristezas, o produto final apresenta uma só mensagem e uma salvação completa: JESUS! Inicialmente, os escritos da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos; a divisão em capítulos só veio a acontecer no ano 1250 d.C., pelo Cardeal Hugo de Sancto Caro, monge dominicano, que dele se serviu para a sua concordância com a Vulgata.

Alguns pesquisadores atribuem essa divisão também a Stephen Langton, falecido em 1228. No ano de 1551, Robert Stephen fez a divisão em versículos, publicando a primeira Bíblia, assim dividida em 1555, a Vulgata. Em 1525, Jacob Bem Haim, na Bíblia Bomberg, em Veneza, também havia dividido o Antigo Testamento em versículos.

O Antigo Testamento encerra citando a palavra maldição.

O Novo Testamento encerra citando graça do Senhor Jesus Cristo.

• Há 8.000 vezes a palavra "Senhor".
• A volta de Jesus é citada 1845 vezes.
• O Autor da Bíblia é Deus.
• O Intérprete da Bíblia é o Espírito Santo.
• O assunto central da Bíblia é Jesus Cristo.
• A Bíblia é o livro mais editado e vendido do mundo.
• A Bíblia é o livro mais lido do mundo.

Existem, aproximadamente 2.800 línguas e 3.000 dialetos, mas a Bíblia já foi vertida, em parte, em 1.500 línguas e dialetos. A Bíblia inteira só está traduzida em cerca de 300 línguas.

A Bíblia contém 66 livros, 1.189 capítulos, 31.278 versículos, dos quais mais de 5.000 são promessas (alguns autores falam de cerca de 32.000 promessas, o que daria a média de mais de uma promessa por versículo) e cerca de 3 milhões de letras, assim distribuídos:

Antigo Testamento: 39 livros; 929 capítulos; 23.328 versículos; cerca de 31 autores; escrito em hebraico (com porções em aramaico).

Novo Testamento: 27livros; 260 capítulos; 7950 versículos; cerca de 09 autores; escrito em grego.




PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários são de responsabilidade de seus autores isentando a PIB-Juína de qualquer responsabilidade sobre os mesmos"