segunda-feira, 23 de maio de 2011

UM CLAMOR PELA PÁTRIA


24-Maio-2011
Há certos hinos que mexem com nosso sentimento em relação a nossa Pátria. Um deles é o 439 do Cantor Cristão. Ao entoá-lo, somos levados a fazer um grande clamor pela Nação Brasileira. Com um título muito próprio, o conhecido “Minha Pátria para Cristo”, passou a ser identificado como o hino oficial dos batistas brasileiros. Pensando nesse grande desejo de clamar pela nossa Pátria, surge agora um clamor mais específico, ou seja: por todos que governam essa grande nação. Esse clamor abrange as seguintes áreas:

1) Clamor por perdão

Grande é a responsabilidade daqueles que governam o Brasil. Grande é a responsabilidade daqueles que fazem e daqueles que executam as leis desse País.

Enfim, todos que estão em eminência são alvo de nossas orações. Essa recomendação tem um propósito muito especial, ou seja: “para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (1Tm 2.2). Os líderes e governantes de nosso País precisam, em havendo cometido pecados, se arrepender e alcançar o perdão de Deus.

A promessa do Senhor é: “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).

2) Clamor por uma unção especial de Deus

Os líderes e governantes também precisam da unção especial de Deus a fim de que possam cumprir com fidelidade, honestidade e acima de tudo, muito temor, a tarefa que receberam de administrar o Brasil. Por que isso? Porque nalgumas vezes agem de maneira alheia tanto à Lei de Deus quanto às leis de nosso País.

Isso é um problema antigo. Por exemplo: o profeta Habacuque, de 612 a.C., identificando acontecimentos bem parecidos em meio ao povo de Israel, afirmou: “Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida” (cap 1.4).

Comentando nesse texto, David W. Baker, conclui: “A lei deveria ser alicerce da ordem divina da sociedade ... mas isso já não serve para tal”. Resultado: ausência e distorção da justiça. Agora, “em Israel os justos estão sendo destratados pelo perverso, que os cerca” (Obadias, Jonas, habacuque e Sofonias; Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 2006, p. 332).

Só a unção de Deus para corrigir esse tipo de situação em nossa sociedade. Sem essa unção todos sofremos: os governantes, o povo e a nação.
Assim sendo, seguindo as palavras do referido hino, nosso desejo é que o “Deus de excelsa graça ... dispense seu favor” sobre os líderes, governantes e sobre toda essa amada Pátria do Brasil. Esse é o nosso clamor!

Para tanto, Deus nos abençoe

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os comentários são de responsabilidade de seus autores isentando a PIB-Juína de qualquer responsabilidade sobre os mesmos"