domingo, 29 de maio de 2011

MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO!

Palavras de Pedro no evangelho segundo Lucas capítulo 5 versículo 5:

“E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.”

Pedro está diante de Jesus que acabara de ensinar a multidão, Pedro reconheceu a absoluta distância que havia entre ele e Jesus que dá a ele uma ordem: “Leve o barco mais ao fundo e lance as redes.”


O versiculo citado acima é sua resposta.

Mas sobre o que realmente esta passagem nos fala?

OBEDIÊNCIA!

No caminho de quem segue a Jesus esta palavra é de fundamental importância.

O reconhecimento da autoridade, da grandeza, da sabedoria e principalmente o reconhecimento da distância que há entre aquilo que somos e aquilo que Jesus é deve nos conduzir a obediência.

SER UM DISCIPULO DE JESUS IMPLICA EM OBEDECER A JESUS!

Obediência é algo muito difícil, temos que ensinar nossos filhos a nos obedecer.

Na cabeça de uma criança não parece possível obedecer a uma ordem que não entenda ou uma ordem com a qual ela não concorde.

É ai que nos vemos em dificuldade, pois no fundo no fundo elas não deixam de ter certa razão.

Se seguirmos a lógica humana quando você obedece a uma ordem com a qual você concorda e uma ordem que você entende você não está simplesmente obedecendo, mas sendo sábio.

Na verdade quem realmente obedece é aquele que diz assim:

“Olha, eu não entendi, eu não concordei, se entendi não concordei ou nem entendi nem concordei, mas como reconheço a sua AUTORIDADE eu obedecerei!”

Foi o que Pedro quis dizer para Jesus: “Olha, eu sou pescador e conheço estas águas como a palma da minha mão, eu não entendi o que você me mandou fazer.

Eu já pesquei a noite inteira e agora eu tenho que jogar as redes novamente?

Não estou concordando, pois sei que o mar não está para peixe mesmo, mas por causa da autoridade que reconheço em ti e por causa da tua palavra então eu vou lançar as redes.”


Para quem quer realmente ser um discípulo de Jesus e andar aos seus pés deixando se cobrir pela poeira por eles levantada, precisa começar por obedecê-lo.

É no caminho da obediência reconhecendo a autoridade de Jesus é que nós somos transformados e começamos a nos tornar pessoas exatamente iguais a ele.

Enquanto não estivermos dispostos a obedecê-lo continuaremos a ser as mesmas pessoas que sempre fomos.

É somente no caminho da obediência que somos transformados.

A minha oração de hoje é que Deus me ajude a confiar em Jesus o suficiente para que eu seja capaz de obedecê-lo mesmo quando eu não entendo ou não concordo com o que Ele está me mandando fazer, reconhecendo sua total autoridade.

Eu convido você a fazer esta mesma oração.

Que Deus abençoe a todos.

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vulgarização da Unção

Vulgarização da Unção O Substantivo (Unção) Unção, todo mundo quer ter, até quem não sabe o que é.

O Substantivo (Unção)

Unção, todo mundo quer ter, até quem não sabe o que é.
O termo até deixou de ser bíblico depois que passou a ser composto.

Hoje temos a:

“Unção da prosperidade”
“Unção de Multiplicação”
“ Unção de Conquista”
“Unção da capa de Elias”

“Unção do Cai, cai” e, acreditem, tem até a
“Unção da lagartixa”.

E que bom seria se acabasse por aqui, porém imagino que a unção da multiplicação, multiplicou outros tipos e nomes de unção.

O Verbo ( Ungir )

No mercado circular a regra sempre é : para aumentar a procura deve aumentar a oferta, então vamos lá.

Você pode levar o óleo da unção por apenas R$ 16,50 a compra pode ser feita pela internet. Com ele vai poder ungir sua casa contra mau olhado, pode ungir seu carro, cartão de credito. Caso tenha duvida se com ele pode ungir as partes intimas de seu marido, recomendo, (mesmo que se seu pastor tenha respondido que sim), que você consulte o descritivo químico do produto.

O Adjetivo (Ungido)

Muitos querem ser chamados de ungidos, e em sua vaidade até pensam ser eles apenas ungidos, enquanto o resto da igreja não é.

O titulo de ungido tornou alvo de ambição de quem não aceita mais ser servo.
Sempre apelam diante da critica para texto como ” Não toqueis no meu ungido” texto que fala concernente a agressão física e não repreensão doutrinaria, Paulo sabendo disso não receou em repreender o também ungido Pedro.
O adjetivo ungido é para todos o que possuem o Espírito Santo, e quem tem o Espírito já tem a Unção. 1 João 2: 20, 27

Explanação

No antigo testamento a unção era um ato cerimonial praticado pelo os judeus, eram ungidos reis, sacerdotes e profetas com o intuito de outorgar poder, separar e confirmar perante todos, o oficio. Também era ungida parte do tarbenaculo, e estava presente no dia a dia como purificação e tratamento terapêutico.

Agora, no novo testamento, a unção com óleo aparece apenas para os doentes.
A ação do antigo testamento de outorgar poder e separar não é mais figurada pela a unção com óleo, mas sim pela ação do Espírito Santo quando entra na vida do homem.

No novo testamento não é mais o sacerdote (pastor, bispo, apostolo ) que unge, mas é Deus, e não faz como um ato cerimonial de derramar o óleo, mas sim de enviar o seu Espírito àquele que recebe o Filho por Salvador. 2 Cor. 1:21

Infelizmente, hoje, muitos voltaram à praticas judaizantes e querem ungir tudo, pensam que o óleo tem poder mágico.

Ungir tornou-se mais um “ponto de contato” para os que não conseguem ainda se familiarizar com a fé que é invisível.

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grupos cristãos ajudam vítimas do tornado nos EUA Ministérios de várias denominações se unem em oração e ajuda a Joplin

Grupos cristãos ajudam vítimas do tornado nos EUA Grupos cristãos estão orando e oferecendo apoio prático para a reconstrução de Joplin, Missouri. A cidade foi devastada por um tornado gigante. Os especialistas dizem que esse foi o maior e mais devastador tornado que atingiu os EUA desde 1953.

O tornado atingiu o hospital da cidade e destruiu centenas de casas e estabelecimentos comerciais, transformando parte da cidade numa terra desolada. Cerca de 75% de Joplin, de 50 mil habitantes, sofreu algum dano.

“Essa [devastação] é ruim, muito ruim para uma cidade tão pequena,” disse o reverendo Glenn F. Merritt, diretor de Resposta a Desastres, em um comunicado. “A recuperação será mais difícil porque a infra-estrutura foi destruída”.

A World Relief and Human Care disponibilizou cerca de U$ 50 mil dólares para ajudar na reconstrução da cidade. A Associação Evangelística Billy Graham (AEBG), trabalha com a Samaritan’s Purse na avaliação da situação.

“O caso é urgente. As autoridades têm que estabilizar a situação e prestar os serviços básicos necessários,” disse Preston Parrish, vice-presidente executivo da dos Ministérios da AEBG, em um comunicado.

“Estamos orando pelos sobreviventes para que eles possam sentir a presença e o cuidado de Cristo no meio da tempestade”.

Também tentando fornecer ajuda imediata, John Marshall, presidente da Convenção Batista do Missouri, pediu que os batistas da região, ajudem os moradores.

Os batistas estão sendo aconselhados a contatar uma igreja irmã na área de Joplin através das quais poderão ajudar. “Estamos orando e iremos enviar ajuda de todas as maneiras que pudermos,” disse Marshall, de acordo com a Baptist Press. “Que Deus ajude o povo de Joplin”.

Wanda Shellenbarger, líder do ministério de mulheres da Convenção Batista do Missouri, disse ao jornal que a Igreja Batista Harmony Heights e a Igreja Batista Empire em Joplin foram arrasadas pelo tornado.

“Sofremos uma grande destruição e devastação aqui. Orem por todos nós enquanto servimos tantas pessoas que sofrem”.

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Bíblia


Aprenda mais sobre a Palavra de Deus Assim, o Antigo Testamento é composto de obras de autores diversos, como Moisés, que foi um príncipe e legislador, Josué, um general; Davi e Salomão reis e poetas; estadista e profeta; Daniel primeiro ministro; Zacarias, e Jeremias, sacerdotes e profetas; Amós, homem do campo.

A Bíblia toda (66 livros) teve cerca de 40 escritores, por um período de 16 séculos aproximadamente, os quais não se conheceram; pertenciam a diversas classes, de continentes diferentes, muitas vezes sem ter conhecimento do que os outros haviam escrito.

A perfeita unidade da Bíblia, quando a lemos, inspira-nos a glorificar a Deus porque em meio a alegrias e tristezas, o produto final apresenta uma só mensagem e uma salvação completa: JESUS! Inicialmente, os escritos da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos; a divisão em capítulos só veio a acontecer no ano 1250 d.C., pelo Cardeal Hugo de Sancto Caro, monge dominicano, que dele se serviu para a sua concordância com a Vulgata.

Alguns pesquisadores atribuem essa divisão também a Stephen Langton, falecido em 1228. No ano de 1551, Robert Stephen fez a divisão em versículos, publicando a primeira Bíblia, assim dividida em 1555, a Vulgata. Em 1525, Jacob Bem Haim, na Bíblia Bomberg, em Veneza, também havia dividido o Antigo Testamento em versículos.

O Antigo Testamento encerra citando a palavra maldição.

O Novo Testamento encerra citando graça do Senhor Jesus Cristo.

• Há 8.000 vezes a palavra "Senhor".
• A volta de Jesus é citada 1845 vezes.
• O Autor da Bíblia é Deus.
• O Intérprete da Bíblia é o Espírito Santo.
• O assunto central da Bíblia é Jesus Cristo.
• A Bíblia é o livro mais editado e vendido do mundo.
• A Bíblia é o livro mais lido do mundo.

Existem, aproximadamente 2.800 línguas e 3.000 dialetos, mas a Bíblia já foi vertida, em parte, em 1.500 línguas e dialetos. A Bíblia inteira só está traduzida em cerca de 300 línguas.

A Bíblia contém 66 livros, 1.189 capítulos, 31.278 versículos, dos quais mais de 5.000 são promessas (alguns autores falam de cerca de 32.000 promessas, o que daria a média de mais de uma promessa por versículo) e cerca de 3 milhões de letras, assim distribuídos:

Antigo Testamento: 39 livros; 929 capítulos; 23.328 versículos; cerca de 31 autores; escrito em hebraico (com porções em aramaico).

Novo Testamento: 27livros; 260 capítulos; 7950 versículos; cerca de 09 autores; escrito em grego.




PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Algumas curiosidades sobre a biblía


Quantas letras tem a Bíblia?
A Bíblia contém cerca de 3.566.480 letras, que constituem 773.692 palavras.

Quantos versículos tem a Bíblia?
A Bíblia, na tradução de Almeida Revista e Corrigida, possui 31.105 versículos (o maior é Et 8.9; o menor é Êx 20.13).

Quantos capítulos tem a Bíblia?
A Bíblia conta com 1189 capítulos.

Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?
A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d’Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D’Etiénne morava então em Gênova, na Itália.

Qual(is)a(s)primeira(s)Bíblia(s) completa(s)publicada(s)com a divisão de capítulos e versículos?
Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suiça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. (Hoje, as notas históricas dos estudiosos protestantes de Genebra agregadas a novas notas de estudo podem ser encontradas em um recente lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil: a Bíblia de Estudo de Genebra.) Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.

Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.

Quem escreveu os livros?
Conferir tabela abaixo. Nem todos os escritores são conhecidos. O ponto de interrogação assinala este desconhecimento.

Quando os livros foram escritos?
Conferir tabela abaixo. Nem todos as datas são precisas ou conhecidas. O ponto de interrogação assinala esta imprecisão ou desconhecimento.


ANTIGO TESTAMENTO
LIVRO - ESCRITOR(ES)- DATA APROXIMADA

Gn-Moisés-séc. XIV aC.
Êx-Moisés-séc. XIV aC.
Lv-Moisés-séc. XIV aC.
Nm-Moisés-séc. XIV aC.
Dt-Moisés-séc. XIV aC.
Js-?-séc. XIV-XIII aC.
Jz-?-séc. XIII-XII aC.
Rt-?-séc. XIII-XII aC.
1Sm-Samuel e outros-séc. XI aC.
2Sm-Samuel e outros-séc. XI aC.
1Rs-?-séc. X-VI aC.
2Rs-?-séc. X-VI aC.
1Cr-?-séc. X-VI aC.
2Cr-?-séc. X-VI aC.
Ed-Esdras ou Neemias-séc. VI-V aC.
Ne-Esdras ou Neemias-séc. VI-V aC.
Et-?-séc. VI-V aC.
Jó-?-?
Sl-Davi e outros-séc. XII-V aC.
Pv-Salomão e outros-séc. X-IX aC.
Ec-Salomão-séc. X-IX aC.
Ct-Salomão-séc. X-IX aC.
Is-Isaías-séc. VIII aC.
Jr-Jeremias-séc. VI aC.
Lm-Jeremias-séc. VI aC.
Ez-Ezequiel-séc. VI aC.
Dn-Daniel-séc. VI-V aC.
Os-Oséias-séc. VIII aC.
Jl-Joel-séc. VIII-VII aC.
Am-Amós-séc. VIII aC.
Ob-Obadias-séc. VII-VI aC.
Jn-Jonas-séc. VII-VI aC.
Mq-Miquéias-séc. VII-VI aC.
Na-Naum-séc. VI aC.
Hc-Habacuque-séc. VII-VI aC.
Sf-Sofonias-séc. VII-VI aC.
Ag-Ageu-séc. VI-V aC.
Zc-Zacarias-séc. VI-V aC.
Ml-Malaquias-séc. VI-V aC.

NOVO TESTAMENTO
LIVRO - ESCRITOR(ES)- DATA APROXIMADA

Mt-Mateus-sec. I dC.
Mc-Marcos (e Pedro)-sec. I dC.
Lc-Lucas-sec. I dC.
Jo-João-sec. I dC.
At-Lucas-sec. I dC.
Rm-Paulo-sec. I dC.
1Co-Paulo-sec. I dC.
2Co-Paulo-sec. I dC.
Gl-Paulo-sec. I dC.
Ef-Paulo-sec. I dC.
Fp-Paulo-sec. I dC.
Cl-Paulo-sec. I dC.
1Ts-Paulo-sec. I dC.
2Ts-Paulo-sec. I dC.
1Tm-Paulo-sec. I dC.
2Tm-Paulo-sec. I dC.
Tt-Paulo-sec. I dC.
Fm-Paulo-sec. I dC.
Hb-?-sec. I dC.
Tg-Tiago-sec. I dC.
1Pe-Pedro-sec. I dC.
2Pe-Pedro-sec. I dC.
1Jo-João-sec. I dC.
2Jo-João-sec. I dC.
3Jo-João-sec. I dC.
Jd-Judas-sec. I dC.
Ap-João-sec. I dC.

Fonte: Biblía Online

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

O AMOR DE CRISTO POR SUAS OVELHAS

“E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Ef 5.2).


É impressionante lermos essa declaração a respeito do amor de Cristo por suas ovelhas dada a Paulo pelo Espírito Santo. Não há outra forma mais direta de explicar o que Cristo faz por sua Igreja, por seus discípulos, por suas ovelhas, por seus seguidores, que declarar o quanto Ele nos ama.
É algo bem diferente quando olhamos para qualquer outro líder. Nenhum gerente, administrador, empresário, ou dirigente de instituição humana se dispôe a amar aqueles que estão sob sua liderança da mesma forma que Cristo amou a Igreja. Seu amor é incomparável, seu amor é infinito, seu amor é leal, seu amor é completo, seu amor é sem medida, seu amor é especial, é único.

1. Participando do Seu Corpo

Paulo afirma: “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” (I Co 12.27 Somos diferentes uns dos outros, mas se aceitamos a Cristo pela fé, se fomos lavados, purificados e redimidos por seu sangue, passamos a fazer parte do seu corpo, a Igreja. Quem não tem o desejo de participar desse corpo demonstra que não está disposto a responder ao amor de Cristo. Prefere viver no isoladamento, como se isso fosse suficiente para a vida cristã. Mas, a Bíblia não dá suporte para essa ideia.

O autor aos Hebreus chama a atenção daqueles que tinham esse costume. Eles deixavam sua congregação para viver no isolamento (ver Hb 10.25). Comentando nesse texto, Donald Guthrie, adverte: “Acomunhão estreita e regular não é apenas uma ideia agradável, como também uma absoluta necessidade para o encorajamento dos valores cristãos” (Hebreus. Mundo Cristão: São Paulo. 1983, p. 203). Assim, quem se dispõe a participar do Corpo de Cristo, tem o privilégio de desfrutar da comunhão que Ele mesmo oferece.

2. Obedecendo às suas ordenanças

Quais são elas? Batismo e ceia. É interessante notar que algumas pessoas até gostam de estar na Igreja, fazem amigos dentro dela, gostam de compartilhar suas ideias e interesses uns com os outros, mas não respondem ao amor de Jesus em obediência às suas ordenanças. Não se submetem ao batismo, ficando assim impossibilitadas de participar da verdadeira comunhão expressa através da Ceia do Senhor.

Muitas pessoas não se submetem ao batismo porque ainda lhes falta uma conversão genuína. Aprendi com a leitura bíblica que o Novo Testamento não conhece crente que não se submete ao batistmo, exceto o caso específico do ladrão na cruz. Ele se converteu e não teve como ser batizado, mesmo assim, foi para o céu. Mas, a regra geral é: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). Jesus Cristo ama a todas as ovelhas e quer que elas sejam obedientes a Ele na conversão, no batismo, na santificação, enfim, em tudo.

É ele mesmo quem diz: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14.15). Que reconheçamos o amor de Cristo por nós, sendo obedientes às suas ordenanças!


PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

UM CLAMOR PELA PÁTRIA


24-Maio-2011
Há certos hinos que mexem com nosso sentimento em relação a nossa Pátria. Um deles é o 439 do Cantor Cristão. Ao entoá-lo, somos levados a fazer um grande clamor pela Nação Brasileira. Com um título muito próprio, o conhecido “Minha Pátria para Cristo”, passou a ser identificado como o hino oficial dos batistas brasileiros. Pensando nesse grande desejo de clamar pela nossa Pátria, surge agora um clamor mais específico, ou seja: por todos que governam essa grande nação. Esse clamor abrange as seguintes áreas:

1) Clamor por perdão

Grande é a responsabilidade daqueles que governam o Brasil. Grande é a responsabilidade daqueles que fazem e daqueles que executam as leis desse País.

Enfim, todos que estão em eminência são alvo de nossas orações. Essa recomendação tem um propósito muito especial, ou seja: “para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (1Tm 2.2). Os líderes e governantes de nosso País precisam, em havendo cometido pecados, se arrepender e alcançar o perdão de Deus.

A promessa do Senhor é: “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).

2) Clamor por uma unção especial de Deus

Os líderes e governantes também precisam da unção especial de Deus a fim de que possam cumprir com fidelidade, honestidade e acima de tudo, muito temor, a tarefa que receberam de administrar o Brasil. Por que isso? Porque nalgumas vezes agem de maneira alheia tanto à Lei de Deus quanto às leis de nosso País.

Isso é um problema antigo. Por exemplo: o profeta Habacuque, de 612 a.C., identificando acontecimentos bem parecidos em meio ao povo de Israel, afirmou: “Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida” (cap 1.4).

Comentando nesse texto, David W. Baker, conclui: “A lei deveria ser alicerce da ordem divina da sociedade ... mas isso já não serve para tal”. Resultado: ausência e distorção da justiça. Agora, “em Israel os justos estão sendo destratados pelo perverso, que os cerca” (Obadias, Jonas, habacuque e Sofonias; Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 2006, p. 332).

Só a unção de Deus para corrigir esse tipo de situação em nossa sociedade. Sem essa unção todos sofremos: os governantes, o povo e a nação.
Assim sendo, seguindo as palavras do referido hino, nosso desejo é que o “Deus de excelsa graça ... dispense seu favor” sobre os líderes, governantes e sobre toda essa amada Pátria do Brasil. Esse é o nosso clamor!

Para tanto, Deus nos abençoe

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"
DISTÂNCIA

Palavras de Pedro que veio a ser apóstolo no evangelho de Lucas capitulo 5 versículo 8:

“Afasta-te de mim Senhor, que sou um homem pecador.”

A grande missão de um discípulo é ser igual a seu mestre, esta deve ser nossa grande ambição como seguidores e discípulos de Jesus.

De fato não devemos apenas querer saber o que Ele sabe ou fazer o que Ele faz, mas desejarmos realmente sermos pessoas iguais a Ele.

Nos caminhos da vida quando damos de cara com Jesus o que vem a nossa consciência em primeiro lugar é a absoluta distância que existe entre nós e a pessoa de Jesus, entre quem é Jesus e quem nós somos.

Esta é exatamente a experiência que Pedro tem nesta passagem onde estando ele e seu irmão André em um barco Jesus manda que lance as redes e obedecendo a Sua ordem o resultado da pesca é maravilhoso.

Em tempo algum em suas vidas havia acontecido algo semelhante.

É nesta hora que eles têm consciência da grandeza de Jesus, de sua majestade e é neste momento que Pedro cai ao chão e diz
:

“Afasta-te de mim Senhor, que sou um homem pecador.”


Esta distância, este pecado que nos afasta de Jesus, não é uma distância de ordem moral, de inteligência, de poder, na verdade esta distância é uma distância da natureza do Ser.

Distância a qual os filósofos vão chamar de uma distância ontológica, mais ou menos a distância que existe entre um boneco e um ser humano, entre uma boneca e uma mulher.

O pecado, portanto não consiste apenas em não roubar ou roubar, não mentir ou mentir, matar ou não matar, estas são questões morais e éticas, o pecado na bíblia é um pouco mais profundo do isto.

Na lei de Moisés o pecado consistia no que você fazia ou deixava de fazer, Jesus muda todo o enfoque dizendo que pecado não é apenas o que você faz ou deixa de fazer, mas aquilo que você carrega dentro do seu coração, suas intenções, suas motivações.

Você pode não matar uma pessoa, mas você a odeia e isso já é pecado!

Já o apostolo Paulo vai dizer que pecado não é nem o que eu faço ou deixo de fazer e nem as intenções que eu tenho ou deixo de ter, não aquilo que eu tenho dentro de mim.

Pecado é o que eu sou!

Por isso é que ele diz assim em Romanos capitulo 7 versículo 24:

"Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?"

Foi pra gente como Pedro, como você, como eu que Jesus veio, se tornando próximo e nos chamando para andar com Ele.

Para que andando com Ele essa distância que o pecado coloca entre nós e Ele seja a cada dia mais encurtada, e nos tornemos pessoas exatamente iguais a Ele.

A minha oração é para que Deus dê-me a cada dia a mais profunda consciência desta distância, que Ele ajude-me a exergar-me exatamente como eu sou, mas também ajude-me a perceber e experimentar a grandeza do seu amor,da sua bondade e principalmente do seu PERDÃO.

Eu convido você a fazer esta mesma oração.

Que Deus abençoe a todos.
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

sábado, 21 de maio de 2011

Vamos chegar a 1000 visitas este mês!!!

Dados estatisticos de quem visita nossa pagina (Clik na Imagem para Ampliá-la)


Hoje dia 21 de maio 07 visitas, ontem 20/05 19 visitas, ultimos 30 dias 795 visitas e desde a criação do BLOG foram 2882 visias.

No mes de março tivemos o nosso record de acessos 852 visitas.


Veja de onde somos visitados




PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Vento e os "ventos"...


Por Marcelo Lemos


Antes, um testemunho publicado no Blog Ana Paula Valadão. A “visão” é contada por uma fã do ministério Diante do Trono.

“Há 6 meses sonhei que estava chegando na Lagoinha e havia um rebuliço na porta, porque o Pr. Márcio tinha mandado arrancar todos os bancos e colocado toda a equipe pastoral na porta com uma bacia de álcool gel e pente fino. E as pessoas que chegavam só podiam entrar no templo depois de deixar a equipe passar pente fino em suas cabeças. E só podiam entrar no templo depois de tirar os sapatos.

Tudo isso porque o Senhor tinha dito ao Pr. Márcio que a Glória dEle estava debaixo dos bancos, que o povo estava sentado sobre a Glória de Deus. E ao passarmos o pente fino na cabeça das pessoas, saíam muitos piolhos, até da cabeça dos homens que estavam careca. Mas aqueles que deixavam, que obedeciam, tiravam os sapatos e entravam, não conseguiam ficar de pé, engatinhavam no templo, tamanha era a Glória de Deus ali. ...

No Congresso, ouvi do pastor da Finlândia uma palavra semelhante, ele disse também que haverá dias que as pessoas entrarão engatinhando no templo.

Glorifiquei muito a Deus por isso… Quando ele te tocou e você [Ana Paula Valadão] foi para o chão, depois o Pr. Márcio, e ele chamou a Igreja para se arrepender, vi muitas pessoas entrando debaixo dos bancos, e estes levaram a Glória de Deus… mas isto foi só o começo, vai ter que humilhar mais…”.

O anglicano J.C. Ryle, bispo de Liverpool, escreveu: “Dizem que na Escritura há algumas passagens que merecem ser impressas em letras de ouro”. Acredito que S. João 3.8 faça parte dessa categoria. “O Vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabe donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

É possível que a conversa com Nicodemos tenha se dado em uma “varanda”, um costume naqueles dias. Além disso, possivelmente era uma noite tranquila de Primavera (pois se aproximava a Páscoa). Neste caso, nossos dois personagens sentiam correr a brisa marinha, como é comum em Jerusalém. Aquele vento suave e tranquilo que se levanta, e de repente, sussurra ao longo das ruas estreitas, esgueirando-se por varandas e frestas de portas. De onde vem? Para onde vai?

A existência do vento se prova no que ele faz. Todavia, não somos capazes de coloca-lo em nossos tubos de ensaio. Não o controlamos. Assim é a vida que o Espírito produz. Assim é o Vento. “Como pode o homem já velho, voltar a entrar no ventre de sua mãe e nascer de novo” – é a pergunta de Nicodemos. Não de pode dominar o Vento, não se pode captura-lo pelas lentes de nossos microscópios. Os seus frutos testificam que ele é e faz. Ele pairava sobre o “vazio e sem forma” e deu ordem ao caos! Ele desceu sobre a Virgem e a faz mãe do Deus Encarnado! Ele discerne entre as nuvens mais escuras do ser, e por nós intercede com “gemidos inexprimíveis” ! E ao homem morto em delitos e pecado, ele vem como “Espírito que vivifica”! Como pode ser isso?

Apenas é. Não produzimos um novo nascimento; não produzimos poder espiritual; não produzimos dons e talentos. Apenas isso: o Vento sopra. “E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados” (Atos 2.2).

Mas, vale lembrar, há o Vento e há “os ventos”. Talvez não seja fácil discerni-los, daí o perigo inerente. A Bíblia nos fala de ambos, o Vento e os “ventos”.  

“Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente” (Efésios 4.1-14).

Levados em roda por todo vento de doutrina. Não é o Vento, nem um vento, mas muitos: "todo vento". São “ventos” de doutrina. E são perfeitamente identificados, sabemos suas origens: “pelo engado dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente”. De onde vem? Para onde vai? O sabemos!

Os “ventos” são previsíveis. Os “ventos” são controlados por homens. São assim, mesmo quando tentam se passar por Vento! Contudo, não resistem a mais simples das comparações. O Vento é singular, inimitável, e incomparável.

Vejamos suas imitações; uma ou duas bastarão. Francis MacNutt, ex-padre católico e  popular praticante da arte de “cair no Espírito”, em seu livro Overcome by the Spirit declara que tal prática é muito parecida com “as manifestações de vudu e outros rituais mágicos”, e pode ser encontrada “hoje  entre tribos primitivas da África e América Latina”. Vamos frisar que MacNutt defende a prática de “cair no Espírito”. Tal confissão nos faz lembrar um episódio que aconteceu com o missionário sueco Gunnar Vingren, pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil. Em 1923 Vingren foi informado de um movimento “pentecostal” que se dava em Santa Cataria, no qual, dentre outras coisas, ocorria o “cair no Espírito”. Ainda que fervoroso pentecostal, o pioneiro anatemizou o movimento: “Não se tratava de pentecostes, mas de feitiçaria e baixo espiritismo”.

Sem liturgia, sem intervenção humana. Assim ocorre cada um dos 11 exemplos de pessoas que “caíram” diante da glória de Deus nos registros Bíblicos. Diante da glória de Deus, manifestada fisicamente, seus servos, assombrados, prostravam-se com o rosto no pó! Era o Vento! Sem liturgia; sem frases de efeito; sem baterias e tambores que disparam adrenalina; sem assistentes de palco para evitar bater a cabeça; sem qualquer intervenção humana – era o Vento!

“Como aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isso, caí o meu rosto e ouvi a voz de quem falava” (Ezequiel 1.28).

Entretanto, não existe nenhum caso de “cair no Espírito” nos registros bíblicos. As pessoas prostravam-se diante da glória de Deus, e não por estarem possuídos pelo Espírito Santo. Uma outra passagem do Profeta Ezequiel provará este ponto: “E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e Ele me disse: Levanta-te e sai ao vale, e ali falarei contigo. E levantei-me e saí ao vale, e eis que a glória do SENHOR estava ali, como a glória que vi junto ao Rio Quebar; e caí sobre o meu rosto” (Ezequiel 3.22,23). Ao contemplar a Glória do Senhor o profeta, evidentemente, prostra-se, desfalece! Este é o efeito inevitável da glória do Senhor sobre o homem! Tão devastadora é Sua presença que Isaías diz: “Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos” (Isaías 6.5).

Depois de ser atingido pela glória de Deus, o profeta Ezequiel é, então, invadido pela presença do Espírito Santo. Não foi o Espírito que o fez se prostrar, o Espírito o levantou: “Então, entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé, e falou comigo!” (Ezequiel 3.24).

Também não se trata de uma "glória" invisível, mas física, real e visível!

O “cair” que vemos em nossos dias não é o Vento. O Vento esteve no Dia de Pentecostes (Atos 2.2); na casa de Cornélio (Atos 10.44-47); e entre os discípulos em Éfeso (Atos 19.6). Ali o Vento fez o imprevisível, como anunciar a salvação também aos gentios (Atos 10.45). Assim é o Vento. Porém, o  “cair” que hoje vemos nunca esteve onde esteve o Vento! Não é o Vento, hoje, o mesmo Vento de Atos dos Apóstolos?

Ainda mais bizarro, mas não menos popular, é o nosso segundo exemplo. Estamos falando dos “pontos de contato”, objetos utilizados para despertar a fé das pessoas. Não há limites para a imaginação nesta área. A coisa começa com “bugigangas” e termina com “rituais milagrosos”. Assim como o “cair no Espírito” tem seu paralelo no baixo espiritismo, os chamados “ponto de contato” também.

Agua consagrada (ou ungida); sabonete ungido; rosa consagrada; cajado da prosperidade; bolo da multiplicação; lenço ungido... Onde esperamos encontrar tais coisas senão nos rituais do baixo espiritismo? Entretanto, líderes professamente cristãos nos têm ofertado tais coisas como sendo o Vento!

A “Campanha do Lenço de Paulo” foi um evento muito divulgado por certa agremiação neopentecostal recentemente.  O título da campanha faz menção a um dos episódios bíblicos utilizados para justificar o uso de “pontos de contato”. “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam” (Atos 19.11,12).

Mais uma vez de distingue o Vento dos “ventos”. O Vento não cria mercado, não marca hora e nem lugar. Os “ventos” são Trade  Maker, e ousam controlar “onde”, “como” e os “porquês”. O Vento atuou de modo “extraordinário” (v.11), fora do comum. Já os “ventos” pretendem controlar o Vento, mas não podem: “E alguns exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega” (v.13). Destes até os espíritos malignos zombam: “Conheço a Jesus e bem sei quem é Paulo; mas vós, que sois?” (v.15).

Observe-se que o Vento atuava de modo “extraordinário”, ou seja, fora da normalidade – isto acontecia justamente para validar a pregação apostólica. A atuação extraordinária [incomum] do Espírito Santo servia como prova de que o ensino apostólico era verdadeiro: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, como toda paciência, por sinais, prodígios e maravilhas” (II Coríntios 12.12). Outros cristãos também eram usados por Deus para curar enfermos e expulsar demônios, mas havia uma extraordinariedade na atuação apostólica, que validava sua pregação, e não podia ser reproduzida por outros, nem controlada. Era o Vento! Se tudo aquilo fosse “comum”, disponível a qualquer pessoa, inclusive cristãos, não serviria para diferenciar o ministério apostólico!

A diferença entre o que aconteceu extraordinariamente com os apóstolos, e o culto “ordinário” e “programado” promovido pelos curandeiros de hoje, está na mesma proporção da diferença entre Deus e os ídolos. Os curandeiros de hoje, ainda se ‘evangélicos’, anunciam seus poderes, seus pontos de contato, e suas alegadas proezas. Já os apóstolos de Cristo anunciavam a Cruz, o Arrependimento e a Fé. Os milagres eram um bônus ofertado pelo Vento. Os apóstolos eram agraciados pelo Vento, os curandeiros tentam controla-lo com “ventos”.

Don Stewart, ministro pentecostal, é um dos magos que tentam controlar o Vento. Poderíamos citar vários outros, desde Benny Hinn  até Valdomiro Santiago. Escolhemos Stewart por ser emblemático. É dele o afamado Green Prosperity Prayer Handkerchief. Numa tradução livre teríamos algo como “O Lenço Verde da Oração Próspera”. O ministério de Stewart esclarece aos interessados: “Don Stewart coloca sua mãos sobre os Lenços Verdes da Oração Prospera e ora por eles. O mais rápido possível o lenço é enviado para você. Assim como aconteceu com o Apóstolo Paulo, tem havido muitos testemunhos grandiosos de milagres de prosperidade, curas e maravilhas espirituais de pessoas que usaram o lenço!”.

Don Stewart é também um dos grandes defensores do “cair no Espírito”. Ainda sobre seu lenço milagroso, e o motivo de ser “verde”, o ministério explica: “O verde representa a renovação e a prosperidade. Na Primavera as plantas ganham vida e brotam folhas verdes. Nos Estados Unidos o verde é a cor do dinheiro...”.

O apóstolo S. Paulo não tentava controlar o Vento. Não orava por lenços, roupas, fotos e copos com água. Nem a Igreja promovia tais coisas. Aconteceu apenas de algumas peças de seu vestuário ser levadas a doentes, que por fé, foram curados. Foi o Vento! Deus operou “extraordinariamente”, a fim de validar a pregação de Paulo entre os pagãos de Éfeso! Algo semelhante aconteceu com os ossos de Eliseu. “E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem e tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre seus pés” (II Reis 13.21). Milagres também aconteciam àqueles que tocavam nas vestes de Jesus (S. Mateus 14.36).

Mas há quem queria controlar o Vento, como o costume papista de venerar relíquias de santos – prática que tentam justificar nos “lenços” de Paulo! Aos “evangélicos” que seguem a idolatria da Igreja de Romana deixamos o mesmo recado que Calvino, teólogo da Reforma, deu àqueles: “Os papistas são estúpidos, pois torcem este texto a favor de suas relíquias, como se Paulo tivesse enviado seus lenços para que os homens pudessem adorá-los e beijá-los!” (CALVINO, John; Commentary em Atos; Volume II). E se alguém acha que os "evangélicos" não adoram as relíquias do "circo gospel" é porque ainda não viu os diplomas de dizimistas que andam pregando nas paredes, ou já se esqueceram da imagem de Leão que "ministra só de olhar" que certa família de BH tem na sala. Se não for o bastante, talvez prefiram relembrar a Bota de Piton...

 Interessante que Deus também curou muitas pessoas através da sombra de Pedro, mas curiosamente os curandeiros modernos preferem os “lenços” de Paulo, além de outras “bugigangas” consagradas. Difícil entender tal preferencia, mas, cá entre nós, tenho para mim que “lenços” e similares são mais fáceis de serem rentabilizados...

“Entrou Jesus no Templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no Templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões” (S. Mateus 21.12,13).
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

quarta-feira, 11 de maio de 2011

JOGADA DE MESTRE


“Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.”(Fp.4:11), escreveu o apóstolo Paulo na prisão.

Naturalmente,que ele preferia o conforto em lugar da agonia e a saúde em lugar da fraqueza, mas passou a acreditar que o SENHOR poderia usar tanto as circunstâncias boas quanto as ruins para realizar SUA vontade.

Quando um Grande Mestre joga contra um enxadrista amador, a vitória é certa, seja qual for a configuração do tabuleiro.

A bíblia celebra o uso, por parte de DEUS, de fatos ruins para servir ao Seu propósito desejado.

Por exemplo, Paulo usou tudo que estava ao seu alcance para executar sua missão.

Nas estradas romanas, construídas pelos césares para facilitar o governo sobre os povos dominados, levou a mensagem do amor de DEUS a todo o império.

Recorreu à justiça romana para proteger-se em momentos cruciais.

Mesmo depois que ele, a maioria dos 12 discípulos e o próprio JESUS morreram nas mãos dessa “justiça”.

O padrão "irônico" de DEUS prevaleceu.

A execução de JESUS concretizou a salvação do mundo: “A tristeza de vocês se transformará em alegria”, prometeu.

Para os que confiam em DEUS, ELE promete exatamente o mesmo, ou seja, usar TODAS as circunstâncias a nosso favor para que nos tornemos cada dia mais parecidos com Jesus.
“TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Rm 8:28,29 .


Que Deus abençoe a todos.
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

OUVINDO A VOZ DE DEUS


“Como posso ter certeza que estou ouvindo a voz de Deus?”

Eis uma pergunta que angustia a todos.

A Palavra diz que simplesmente distinguimos a voz Dele das outras.

Sabemos a diferença entre a voz de Deus e a voz do engano se realmente conhecermos o Seu caráter, a Sua natureza e a história de como Ele dirigiu outras pessoas antes de nós.

Jesus disse a respeito de Suas ovelhas:

“Mas nunca seguirão um estranho, na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos” Jo 10:5.

Juntamente com o dom de ouvir a voz de Deus, recebemos o dom do discernimento para sabermos que é realmente Deus.

Se Ele fala, também nos dará discernimento para sabermos que é Ele, de modo que possamos confiar quando Ele estiver nos dizendo para seguirmos em frente ou quando Ele estiver nos dizendo para esperar.

A fim de evitar o espírito de erro, precisamos simplesmente buscar na Palavra de Deus.

Nela vemos um espelho da glória do Senhor, e olhar para a Sua glória nos transforma à Sua própria imagem “com glória cada vez maior” .

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2Co 3:18).

Quanto mais estudamos e aprendemos a Palavra, mais deixarmos o Seu poder fluir através da nossa vida.

Passe mais tempo com Deus.

Provérbios 4:20-23 diz:
“Meu filho, escute o que lhe digo: preste atenção às Minhas palavras.

Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”



Que Deus abençoe a todos.
PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"