quarta-feira, 2 de março de 2011

VAMOS À IGREJA?

Já escrevi nesse único espaço que me resta sobre eclesiologia, dessa vez continuo com a temática, mas atentando para a igreja-templo, isto é, os prédios onde se reúne a igreja.
Isso mesmo, quero escrever sobre a igreja-edifício, igreja-parede, igreja-garagem, igreja-construção, em suma, sobre o que muita gente por ai chama de igreja: templos e mais templos.
Você quer ver eu ficar inquieto é quando ouço um cristão fervoroso exclamar: "Que igreja linda! Vamos à igreja?" Por aqui não é diferente não. Ouço no dia a dia chãpretense muitos cristãos fervorosos exaltando seus templos religiosos acreditando que aqueles templos bem ornamentados, são de fato suas  lindas igrejas.
Ainda fico inquieto quando muitos crentes julgam seus prédios religiosos pintados melhores que os outros. É comum, até mesmo inconsciente, acreditar que a igreja, a comunidade de fé ou povo de Deus, ser o templo, casa ou galpão com ornamentos religiosos, geralmente, com flores e cortinas coloridas.
Vamos à igreja? É o que ouvimos entre os cristãos admiradores de templos, que vivem pautados na lógica da estética de templos religiosos. Hoje em dia, ir à igreja tornou sinônimo de ir ao prédio ou edifício. Ir à igreja para muita gente é simplesmente entrar entre quatro paredes ou endeusar um templo religioso com “tons celestiais”, por exemplo: cheios de imagens, pinturas, flores, cortinas, uma longa fileira de bancos ou cadeiras, altares, púlpitos e tantas outras estéticas que caracterizam para o povo a igreja de Cristo.
Assim, igreja é simplesmente paredes erguidas com um púlpito ou altar no centro com um monte de bancos e cadeiras brancas – seguindo a onda do momento. Infelizmente aqui em Juína (contexto no qual tambem nos inserimos), os cristãos fervorosos ainda exaltam seus templos, em muitos casos agem com desdém com aquelas igrejas-templos menos ornamentadas, isto é, sem muita ostentação. Nossa igreja, por exemplo,se reúne em uma casa, por isso muitos cristãos fervorosos a chamam de casa. Isto mesmo, falam que não passa de uma residência ou morada.
Lamentavelmente, está incutida na mentalidade cristã em particular, que ser igreja é, a priori, ser templo, ser prédio ou garagem e etc. Quando aprenderemos com o mestre Jesus? Quando aprenderemos a ler a Bíblia? Quando aprenderemos a ser cristãos? Quando aprenderemos a ser igreja? Quando aprenderemos?
Enquanto isso, continuo aqui com minha casa? (igreja?) sei lá. Ainda bem que Deus não está preocupado com templos feitos por mãos de homens, mas com verdadeiros adoradores. Quando aprenderemos a ser verdadeiros adoradores? Vamos à igreja?
Adriano Trajano
Pastor da Casa Batista em Chã Preta/AL
Divulgue nossa página: http://www.pastoradrianotrajano.blogspot.com/

(Pastor Adriano troquei Chã Preta por Juína por tão grande semelhança. Att Ir Mario)

PIB-Juína "A casa do Povo de Deus"

Um comentário:

  1. Quero agradecer o carinho da familia batista Juinense - Juína/MT em postar nosso pequeno texto. Paz sobre todos e todas.

    ResponderExcluir

"Os comentários são de responsabilidade de seus autores isentando a PIB-Juína de qualquer responsabilidade sobre os mesmos"